Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Defesa Civil

Defesa Civil monitora aumento do nível do Rio Taquari em Lajeado

23/06/2022

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann

Devido ao grande volume de chuva registrado nos últimos dias nas cabeceiras e na região, o nível do Rio Taquari voltou a subir durante a madrugada desta quinta-feira, 23/06. Nesta manhã, às 9h45, a cota chegou a 19,12 metros, com aumento de 1 cm na última hora, conforme a medição do Serviço Geológico do Brasil – CPRM. O nível já atingiu a cota de inundação do município, que é de 19 metros.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, o rio está estabilizando devagar, porém o monitoramento segue em alerta. 

- Aqui o rio começou a estabilizar, porém mantemos o alerta, pois houve um grande volume de chuva nas cabeceiras. Por enquanto, não preocupa, mas estamos em alerta se toda essa quantidade de chuva chegar até Lajeado – avalia o coordenador. 

Até o momento, nenhuma família precisou ser retirada. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, nas próximas horas, ao menos, não será necessário fazer a remoção de famílias. Ainda assim, o Parque do Imigrante já foi preparado para receber os desabrigados que eventualmente precisarem de abrigo temporário.

Conforme o monitoramento do CPRM, em Santa Tereza, o rio diminuiu 2 cm na última hora. Já em Muçum, baixou 5 cm em relação à última hora. E, em Encantado, o nível diminuiu em 7 cm na última hora. 

Conforme a medição da régua instalada na escadaria da rua Oswaldo Aranha, às 9h15, em Lajeado, o rio atingiu os 19,08 metros.

O Rio Taquari está a 6,12 metros acima do nível normal no município de Lajeado, que é de 13 metros. Para informações, contate a Defesa Civil no telefone (51) 3982-1150 ou pelo celular (51) 99828-4971.

Editoriais

Defesa Civil

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas