Defesa Civil

Prefeitura de Lajeado participa de treinamento de salvamento aquático para voluntários

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Segurança Pública, participou de treinamento aos voluntários que atuaram em salvamentos aquáticos durante as cheias históricas de setembro e novembro de 2023. A atividade ocorreu em Bom Retiro do Sul, na Barragem Eclusa, nesta quinta-feira, 28/03, e foi ministrada pelo Corpo de Bombeiros Militar. Participaram voluntários de Lajeado e Estrela e servidores de ambos os municípios.

O Corpo de Bombeiros Militar repassou orientações aos voluntários sobre salvamento de pessoas na água, atendimento pré-hospitalar (primeiros socorros) e manobras com embarcações em situação adversa.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, todos os treinamentos que envolvem a melhoria de atendimento e salvamento em situações adversas, como no caso de cheias, são essenciais.

- Tudo que puder agregar para melhorar a nossa resposta nos atendimentos a comunidade nós vamos fazer. Todo conhecimento compartilhado agrega. Os voluntários apoiam as equipes militares e das prefeituras nas cheias. Eles já têm conhecimento e conhecem bem a nossa região para facilitar o atendimento, mas é sempre importante dispor de melhores condições para socorrer a comunidade – relata Queiroz.

Defesa Civil