Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura e Educação

Biblioteca Pública de Lajeado celebra o Dia Nacional do Livro Infantil

18/04/2022

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Prefeitura de Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e em parceria com a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), celebra o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) com três dias de programação. De segunda a quarta-feira, dias 18, 19 e 20 de abril, a Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan será palco de oficinas e momentos de contação de histórias voltadas ao público infantil.

 

A programação conta com oficinas de arte na parte da manhã e contação de história com escritores da Alivat durante a tarde. Nesta segunda-feira, alunos do Sesquinho, programa de Educação Infantil do Sesc, participaram das atividades.

 

Conforme a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Kelen Battisti Giongo, é importante que a leitura seja incentivada já na infância para que a criança aprenda, desde pequena, que ler é algo indispensável e, acima de tudo, prazeroso.

 

- O estímulo do hábito da leitura nesta faixa etária contribui para o conhecimento e a informação, influenciando de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança - explicou a coordenadora.

 

A escritora Nara Knaack comandou a atividade na tarde desta segunda-feira. Caracterizada de palhaça, ela apresentou a história “Remédio para Curar a Solidão”. Para ela, a leitura é o caminho para viver outras vidas.

 

- Quem lê vive e incorpora os diversos personagens das histórias e vivencia os momentos como se estivesse participando. Os livros nos levam para diferentes lugares, despertam imaginações e novas histórias. Tem coisas que só os livros são capazes de despertar. A obra pode até ser a mesma, mas nunca será a mesma história para quem lê. A minha imaginação é diferente de outra pessoa e, assim, uma nova história se constrói – destaca a escritora.

 

A programação segue até quarta-feira, na Biblioteca (confira a programação abaixo).

 

Homenagem ao escritor Monteiro Lobato

 

A data do Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu em 18/04/1882. O escritor é considerado o pai da literatura infantil brasileira e foi um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX. Ele é o criador de personagens marcantes como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens que viviam no “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

 

Programação da semana

 

18/04 - Segunda-feira

9h - Oficina de arte “Monteiro Lobato”

14h - Escritora Nara Knaack apresenta a história “Remédio para Curar a Solidão”

 

 

19/04 - Terça-feira

9h - Oficina de arte “Monteiro Lobato”

14h - Escritora Ana Cecília Togni apresenta a história “A Menina e a Bruxinha”

 

20/04 - Quarta-feira

09h - Oficina de arte “Monteiro Lobato”

15h - Escritora Lenira Almeida Heck apresenta a história “Brinquinho de Ouro”

 

Texto: Laura Mallmann

Fotos: Gabriel Siqueira

Editoriais

Cultura e Educação

Compartilhe:

de

6

Leia notícias relacionadas