Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Jardim Botânico de Lajeado

Os Jardins botânicos são espaços que visam a conservação de espécies de plantas, pesquisa e educação ambiental, permitindo que a sociedade conheça a biodiversidade e a importância desta para a manutenção da vida na terra. Desta maneira temos como missão “desenvolver a educação ambiental e a sensibilização para a preservação do meio ambiente e convivência ética com o mesmo além de promover a conservação da flora e fauna nativa por meio de coleções científicas, preservação de área de mata nativa e do estímulo à pesquisa buscando sempre divulgar o conhecimento sobre a biodiversidade local”. 

      O Jardim Botânico dispõe de:

  •  Estacionamento gratuito;

  •   Pórtico;

  •   Auditório;

  •   Alameda dos Jerivás;

  •   Coleções Botânicas: Árvores da Mata Atlântica; Bromélias, Cactos e Orquídeas; Árvores Ameaçadas de Extinção e Coleção de Árvores Exóticas; Horto Etnobotânico;

  •   Jardim Sensorial; 

  •   Herbário;

  • Coleção abelhas nativas;

  • Horto Florestal;

  • Alameda dos Ipês-amarelos;

  • Trilhas de interpretação ambiental: Trilha autoguiada; Trilha da Cascata; Trilha do Tatu, Trilha do Sabiá e Trilha Especial (pesquisa científica apenas);

  • Parquinho.


Visitas guiadas e vivências ambientais

As visitas guiadas e oficinas podem ser agendadas por escolas e qualquer grupo de pessoas interessadas em conhecer o jardim botânico de uma maneira mais aprofundada e aprender um pouco mais sobre o mundo que nos cerca. As visitas e oficinas devem ser agendadas previamente por meio do telefone (51) 3982 1107 ou telefone/Whats (51)3982 1099. 

Acesse nosso Guia de Atividades! clique aqui!


Siga o Jardim Botânico de Lajeado nas redes sociais!

https://www.facebook.com/botanico.lajeado

https://www.instagram.com/jblajeado/


Horários para visitação

Segunda à sexta-feira das 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 19:00.

Sábados, domingos e feriados das 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 19:00.


ATENÇÃO!

- Não é permitida a entrada de animais domésticos (DECRETO nº 9.610);

- Não é permitido o uso de bolas e equipamentos que danifiquem a vegetação (DECRETO nº 9.610);

- Mantenha o local limpo, jogue seu lixo nas lixeiras ou leve consigo para o descarte! 


Onde estamos?

Avenida Carlos Spohr Filho (Rodovia ERS 413), nº 3655, bairro Moinhos D'Água, CEP 95.904-500, Lajeado/RS (em frente a UPA de Lajeado).


Cadastro para Observadores de Aves

O Jardim Botânico criou um formulário para que você se cadastre e consiga acessar o Jardim Botânico em horários especiais. O cadastro é exclusivo para observadores de aves com fins conservacionistas, amadores ou profissionais. Para se cadastrar clique aqui!


Leis:

LEI Nº 5327, de 24 de junho de 1996 - Cria o Jardim Botânico de Lajeado.

LEI Nº 6976, de 06 de agosto de 2003 - Nomeia o Horto Florestal, o Cactário, Bromeliário e Orquidário e a via principal de acesso ao Jardim Botânico.

LEI Nº 10763, de 28 de dezembro de 2018 - Regulamenta a produção, a comercialização, a doação e a utilização de mudas das espécies florestais ou de interesse ambiental ou medicinal, nativas e exóticas do Horto Municipal de Lajeado

LEI N°11.426, de 15 de agosto de 2022 - Institui o Herbário Municipal de Lajeado e as políticas de coleções botânicas do Jardim Botânico. 


Decretos

DECRETO nº 9.610, de 14 de agosto de 2015 - Aprova o Regimento Interno do Jardim Botânico de Lajeado - JBL.


de

22