Os serviços de Proteção Social Especial (PSE) de Alta Complexidade são aqueles que oferecem acolhimento destinados a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem, a fim de garantir sua proteção integral.
São serviços executados de forma indireta através de entidades socioassistenciais que possuem termos de credenciamento e/ou de parceria com o município. Oferecem serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, de pessoas em situação de rua, idosos e mulheres vítimas de violência.
-
Crianças e adolescentes de 01 a 18 anos: A partir de medida protetiva judicial de acolhimento institucional, são acolhidas nas Casas Lares da SAIDAN e do Centro Social Trezentos de Gidion.
-
Mulheres vítimas de violência doméstica: Após registrar Boletim de Ocorrência e manifestar a necessidade de local seguro para ficar provisoriamente são encaminhadas para a Casa de Passagem do Vale.
-
Pessoas idosas em situação de vulnerabilidade/risco social: Com indicação técnica de acolhimento institucional, avaliada com base no Protocolo Municipal de Acolhimento de Idosos em instituições de longa Permanência para Idosos - ILPI, são disponibilizadas vagas nas seguintes instituições: SLAI - Vovolar, Tabita, Aconchego, Cantinho do Céu, Vida + Saúde e Grandma House.
-
População adulta em situação de rua: O acolhimento de homens em situação de rua é ofertado pelo Abrigo São Chico e para o acolhimento de famílias igualmente nesta situação a Casa de Passagem Shalon realiza o acolhimento.
A SMDS realiza a gestão de vagas, supervisão e o apoio técnico a essas entidades, serviço que funciona junto ao CREAS.
CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
Fone: (51) 3982-1240
E-mail: smds.creas@lajeado.rs.gov.br
Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 79 - Americano
Horário de Atendimento:
De segunda a quinta- feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45.
Sexta-feira das 8h às 14h.
de
0