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Supervisão da Educação Especial

  • A Secretaria de Educação possui a Supervisão da Educação Especial responsável pelo acompanhamento e assessoramento no processo de inclusão escolar da rede municipal de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental);

  • Dentre as funções da Supervisão da Educação Especial destacam-se as visitas às escolas para avaliar a solicitação de encaminhamento de alunos para a avaliação/atendimentos clínicos, atendimento educacional especializado- AEE, entre outros;

  • A Educação Especial atuará de forma articulada, a ATA ( Atendimento de Transtornos de Aprendizagem) composta por uma equipe multidisciplinar para avaliação, atendimento e/ou encaminhamentos de alunos que apresentam, dificuldades escolares, transtornos de aprendizagem;

  • Em relação ao diagnóstico dos alunos que recebem atendimento na Sala de Recursos, é imprescindível a avaliação de profissional da saúde para incluir o aluno no censo escolar;

  • Organizar e disponibilizar recursos, serviços de apoio, AEE e de acessibilidade para o atendimento às necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;

  • Realizar formação continuada, promovendo encontros com as professoras de AEE;

  • Estimular a articulação pedagógica entre a equipe pedagógica, os professores das salas de recursos , os professores da sala de aula e serviços de apoio, a fim de promover as condições de participação e aprendizagem dos alunos;

  • Apoiar o diálogo e entre escola e família.

 

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e etapas educacionais. A Política de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva de Lajeado tem como objetivo subsidiar o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades e/ou superdotação, nas ações cotidianas desenvolvidas em sala de aula regular das Escolas da rede municipal de ensino.

A avaliação para identificação dos alunos público-alvo da Educação Especial, bem como a indicação para o Atendimento Educacional Especializado, deve ser realizada pelo professor, pela equipe pedagógica da escola, pelo professor da Sala de Recursos ou Equipe de Educação Especial da Secretaria de Educação, contando com a colaboração da família.

 

 

NA ESCOLA:

 

SALA DE RECURSOS

O Atendimento Educacional Especializado tem como objetivo identificar as necessidades e possibilidades da demanda da Educação Especial e indicar recursos materiais e humanos necessários que garantam o acesso a escolarização. Este trabalho é realizado na Sala de Recursos, que dentre outras ações docentes, organizam com os demais profissionais da escola, procedimentos didático pedagógicos diferenciados, atuando de forma articulada. Cabe notar que este Atendimento não é substitutivo ao processo de escolarização, sendo ofertado no contraturno do horário escolar dos aluno.

 

 

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

No Laboratório de Aprendizagem da escola, são atendidos os alunos que apresentam dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. O profissional procura investigar as diversas causas que podem estar interferindo na aprendizagem. O encaminhamento para o atendimento no Laboratório de Aprendizagem é realizado pelo professor do aluno, juntamente com a coordenação escolar e avaliação da professora do Laboratório de Aprendizagem. Verificada a necessidade, é agendado horário para o atendimento e realizado o planejamento de intervenção pedagógica que ajude o aluno a superar/minimizar as dificuldades de aprendizagem, promover o desenvolvimento da autonomia, potencializar suas capacidades e melhorar o vínculo com o conhecimento escolar. Destaca-se a estreita relação nesse processo com o professor da sala de aula e orientações à família. O compromisso de educar está aliado à responsabilidade do aluno, da família, dos profissionais que o acompanham, ao compartilhamento das informações nas reuniões pedagógicas, conselho de classe e com a equipe pedagógica da escola.


 

ATA- ATENDIMENTO DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

A trajetória nas escolas da rede municipal, de alunos com dificuldades/transtornos de aprendizagem, comportamento e outras situações que dificultam o aprendizado, uma demanda crescente, nos fez refletir que era o momento de repensar sobre o atendimento oferecido à esses alunos. A ideia de parceria da Saúde e Educação se concretizou em março de 2017 com o projeto piloto que visa a avaliação e/ou atendimento de alunos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. O encaminhamento para atendimento na ATA é solicitado pela equipe da escola à Supervisão da Educação Especial da Secretaria de Educação. Sendo necessário neste processo o envolvimento da escola e família.

A equipe multidisciplinar é composta:

3 Psiquiatras

1 Psicóloga

2 psicopedagogas

1 Neuropsicóloga

  • A avaliação multidisciplinar é pautada em procedimentos criteriosos de cada área (psicologia, psicopedagogia, neuropsicologia e psiquiatria), com protocolos e recursos do conselho de cada classe, que possibilitam o conhecimento aprofundado do aluno, com uma abordagem multidisciplinar (saúde e educação), efetivando os melhores encaminhamentos para os processos desenvolvidos.

  • O enfoque multidisciplinar da avaliação, possibilita uma ação direta e qualificada junto as escolas e principalmente aos professores dos alunos, com devolutivas e orientações, direcionadas a família, professor e equipe escolar, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno no aspecto do desenvolvimento escolar e social.


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