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Programa Novo Mais Educação

A Secretaria de Educação conta hoje com oito escolas no programa NOVO MAIS EDUCAÇÃO.

O Programa atende crianças em turno integral organizados nos seguintes MACROCAMPOS:

 

  • Acompanhamento Pedagógico: Matemática, letramento, línguas estrangeiras, ciências, história e geografia, filosofia e sociologia;

  • Meio Ambiente: Com-Vidas, Agenda 21 na escola, educação para sustentabilidade, horta escolar e/ou comunitária;

  • Esporte e Lazer: Atletismo, ginástica rítmica, corrida de orientação, ciclismo, tênis de campo,

recreação/lazer, voleibol, basquete, basquete de rua, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, judô, karatê, taekwondo, ioga, natação, xadrez tradicional, xadrez virtual, programa segundo tempo (ME);

  • Direitos Humanos em educação: Direitos humanos e ambiente escolar;

  • Cultura e Arte: Leitura, banda fanfarra, canto coral, hip hop, danças, teatro, pintura, grafite, desenho, escultura, percussão, capoeira, flauta doce, cineclube, prática circense, mosaico;

  • Cultura Digital: Software educacional, Informática e tecnologia da informação (PROINFO), ambiente de redes sociais;

  • Promoção da Saúde: Atividades de alimentação saudável/alimentação escolar saudável, saúde bucal, práticas corporais e educação do movimento, educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/Aids, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde ambiental, promoção da cultura de paz e prevenção em saúde a partir do estudo dos principais problemas de saúde da região (dengue, febre amarela, malária, hanseníase, doença falciforme, e outras). Propõe-se neste macrocampo aproximação / intersecção com as ações/reflexão do SPE/MEC;

  • Educomunicação: Jornal escolar, rádio escolar, histórias em quadrinhos, fotografia, vídeo;

  • Investigação no Campo das Ciências da Natureza: Laboratório, feiras de ciências e projetos científicos;

  • Educação econômica: Educação econômica e empreendedorismo, controle social e cidadania.

 

Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.

O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

 


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