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Programa da Qualidade

A Prefeitura de Lajeado implantou o Programa da Qualidade em agosto de 1997, oficializado o ato com a Assinatura do Termo de Adesão nº 2431 e integrando o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. Desde então, muitas têm sido as conquistas obtidas pela implantação deste programa.

A busca maior sempre tem sido a melhoria dos serviços e um melhor atendimento ao contribuinte. Para tanto, muito tem sido investido na capacitação dos servidores , trazendo resultados na forma de uma maior motivação e melhor ambiente de trabalho.

Em 2005 foi criado o Fundo Municipal da Qualidade, que possibilita a captação de recursos junto a empresas e entidades parceiras da prefeitura, sendo que sua verba é destinada para ações dentro do Programa da Qualidade.

Dentre as principais ações do Programa da Qualidade, podemos citar:

PROJETO GAVETAS LIMPAS: realizado anualmente, com o objetivo de agilizar a tramitação e dar provimento aos processos que se encontram nos respecitovs setores.

AVALIAÇÃO 5S: realizada semestralmente por duas equipes de avaliadores, percorre todos os setores da prefeitura, inclusive postos de saúde, para verificar os 5 sensos deste programa: Utilização, Organização, Limpeza, Saúde e Auto-disciplina.

TROFÉU 5S: instituído em 2001, é um prêmio móvel entregue ao setor que obtiver a maior soma de pontos nas auditorias da Avaliação 5S realizadas a cada ano. Permanece exposto no setor vencedor até a próxima avaliação, em reconhecimento ao trabalho em equipe.

MENSAGEIRO DA QUALIDADE: jornal mensal implantado em 1998, com circulação em todos os setores da prefeitura, fornecendo informações sobre asmais diversas ações promovidas pela administração municipal.

QUALIFICAR: Programa de Capacitação: programa criado em 2006, com o fim de capacitar, de forma permanente, os servidores municipais, proporcionando um maior aperfeiçoamento das atividades e atitudes dos mesmos.

NATAL NO PARQUE: todos os anos, no mês de dezembro, servidores de todas as secretarias reúnem-se no Parque de Máquinas para, juntos, celebrarem uma cerimônia de preparação para o Natal, integrando assim colegas dos mais diversos setores.

MANUAL DO SERVIDOR: criado em 2002, traz informações sobre assuntos pertinentes ao trabalho do servidor que está ingressando no quadro da prefeitura. São esclarecidos assuntos como benefícios, conduta no trabalho, convênios e demais orientações funcionais.

URNA DE SUGESTÕES: Implantada em novembro de 2001, oportuniza ao contribuinte manifestar-se quanto ao atendimento recebido e às ações da administração municipal. Encontram-se urnas disponíveis no Centro Administrativo, todas as secretarias externas, postos de saúde, Ambulatório Infanto-juvenil, CREAS, CAPS, Biblioteca Pública Municipal, Codecon, NEF, EMEF D.Pedro I, EMEF São João, EMEF Vida Nova, EMEI Criança Alegre, EMEI Mundo Encantado, Parque Histórico, num total de 37 urnas.

AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES: projeto implantado em 2003, com o objetivo de qualificar a realização de serviços e a entrega de produtos no prazo fixado e dentro de um padrão de qualidade e atendimento.
Todos os anos, no segundo semestre, é realizada a Semana da Qualidade, em que servidores de todas as secretarias são convidados a participar de atividades que envolvem integração, motivação, capacitação e outras, reunindo cerca de 1000 servidores durante o período do evento.

Através do Decreto n° 6114/04, foi atualizada a filosofia de trabalho da Prefeitura Municipal de Lajeado, compreendendo a Missão, Visão e Valores, cujo contexto deverá nortear o agir de todos os servidores.

MISSÃO: Promover o desenvolvimento da indústria, comércio e serviços, por meio de ações nas áreas de educação, saúde, assistência social e meio ambiente, para proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

VISÃO: Ser reconhecida pela excelência na prestação de serviços à comunidade, por meio de ações administrativas integradas.

VALORES: Legalidade: toda atividade deve sujeitar-se aos mandamentos da Lei e às exigências públicas do bem comum.
                    Impessoalidade: praticar as atividades para o seu fim legal, visando sempre o interesse público;
                    Moralidade: atender à finalidade pública da administração, preservar a conduta ética, zelar pelo legal, pelo justo e pelo honesto;
                    Publicidade: os atos da administração devem ser publicados para que produzam efeito, bem como para conhecimento, controle, transparência e eficácia;
                   Eficiência: realizar suas atribuições com presteza, perfeição funcional, propiciar resultados positivos e economicidade ao serviço público e atendimento satisfatório das necessidades da comunidade.


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