A proteção Social Básica tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos. Os benefícios, de prestação continuada e os benefícios eventuais, compõem a proteção social básica.
Os serviços de proteção básica são executados de forma direta no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e em outras unidades básicas e públicas de assistência Social, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de Assistência social da área de abrangência dos CRAS. Executa os serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social, assim denominados.
-
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF;
-
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV
-
Serviço de Proteção Social Básica no Domicilio – SPSBD
CRAS – Espaço da Cidadania, localizado no bairro Centro que é referência para os bairros: São Bento, Alto Conventos, Conventos, Conservas, Jardim do Cedro, Santo Antônio, Nações, Morro 25, Floresta, Florestal, Moinhos D’Água, Moinhos, Americano, Carneiros, Bom Pastor, Montanha.
Fone: (51) 3982-1090
E-mail: smds.cras@lajeado.rs.gov.br
Endereço: Rua Cel. Júlio May, 496 - Centro
Horário de atendimento:
De segunda a quinta- feira das 8h às 17h
Sexta-feira das 8h às 14h.
CRAS – Espaço de Todos Nós, localizado no bairro Santo André referência para os bairros: Santo André, Campestre, Planalto, Olarias, Igrejinha, Centenário e Imigrante, Alto do Parque, São Cristóvão, Universitário.
Fone: (51) 3982-1133
E-mail: smds.espacodetodosnos@lajeado.rs.gov.br
Endereço: Rua: Rua Palmerinha, 128 – Santo André
Horário de atendimento:
De segunda a quinta- feira das 07h30 às 17h
Sexta-feira das 07h30 às 14h.
Ações dos CRAS:
- Atendimento Familiar: acolhida/recepção das famílias, visitas técnicas domiciliares; orientação e concessão de benefícios eventuais; busca ativa das famílias prioritárias; encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.
- Acompanhamento Familiar: acompanhamento das famílias prioritárias – famílias em situação de pobreza, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, famílias com membros beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC, entre outras.
- Oficinas com Famílias: realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, tem por intuito suscitar reflexão sobre um tema de interesse das famílias.
- Ações Comunitárias: ações de caráter coletivo como palestras, campanhas e eventos comunitários, voltadas para a dinamização das relações no território. Com objetivo de promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade; fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária.
- Articulação e Fortalecimento da Rede Local: consiste no estabelecimento de contatos, fluxos de informações e encaminhamentos entre o CRAS e as demais unidades locais.
de
0