Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Rede de Vacinação de Lajeado recebe destaque na Organização Pan-Americana da Saúde

12/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A segurança e o cuidado em imunobiológicos da Rede de Vacinação da Prefeitura de Lajeado, que integra a Secretaria de Saúde, recebeu destaque da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A publicação no site da entidade ressalta a qualidade da Rede de Frio do município, que é a estrutura física e técnico-administrativa utilizada no armazenamento adequado das vacinas.

Para garantir a imunização da população e a segurança dos imunobiológicos, o município dispõe de 14 salas de vacinas, sendo 12 destas na atenção primária, uma em ambiente intra-hospitalar e uma no serviço especializado de doenças infectocontagiosas (SAE). Para abastecimento, monitoramento e suporte técnico às salas de vacinas, há uma Central de Vacinas vinculada à Vigilância Epidemiológica.

- Sempre tivemos preocupação e empenho quanto à qualidade das vacinas que são administradas no município. Desta forma buscamos qualificar nossa estrutura física e profissional. Ter este esforço reconhecido como estratégia exitosa em imunizações pela OPAS é recompensador - explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi.

O secretário de Saúde, Cláudio André Klein, ressalta a importância de receber esse destaque em nível internacional.

- Trabalhamos de forma contínua para garantir uma estrutura adequada para a segurança dos imunobiológicos necessários para a nossa população. Manter essa segurança sempre foi uma preocupação da Sesa em relação a todos os locais de armazenamento. Todas as salas de vacina têm um sistema de baterias e alarmes ligados à Rede de Frio para alertar em caso de queda de energia ou aumento da temperatura ambiente. Isso traz uma grande segurança para a nossa rede - avalia o secretário de Saúde.

A Central de Vacinas tem câmaras frias com bateria e com sistema de emergência (discador telefônico) para o caso de falta de energia. As salas de vacinas também contam com equipamento de manutenção da temperatura adequada à atividade de vacinação, como aparelhos de ar-condicionado. Além da estrutura física adequada, o município conta com uma equipe de profissionais vacinadores capacitados, com embasamento nas Normas e Normativas do PNI, Coordenações Regionais e Estaduais e em processos de Educação Técnica Permanente.

Clique aqui para conferir a matéria no site da OPAS e, abaixo, o conteúdo na íntegra. 

Rede de Frio do Município de Lajeado-RS Brasil: Segurança e cuidado em imunobiológicos

 

Um pouco sobre o município

O município de Lajeado fica situado a 115 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre, e é considerado a cidade polo do Vale do Taquari. Com 92.951 habitantes (Censo IBGE 2022), a cidade se destaca pela economia diversificada, oportunidades de emprego e renda, inovação e qualidade de vida, e oferece aos visitantes estrutura gastronômica e turística variada. A cidade tem o 18º maior PIB entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,778, Lajeado também ocupa a 6ª posição do país em ranking de 2018 (o mais recente da série) entre os municípios com maior desenvolvimento municipal entre as 5.471 cidades avaliadas em todo o país (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Firjan).

A rede de frio de Lajeado

Manter as coberturas vacinais para reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis é um dos principais objetivos do município na área da saúde e para que a imunização seja adequadamente garantida, uma Rede de Frio qualificada é essencial. Desde 2014, o município investe recursos próprios nesta ação, que somados aos recursos federais, favorecem o aperfeiçoamento e a qualificação da Rede de Frio municipal.

O município dispõe de 14 salas de vacinas, sendo 12 destas na atenção primária, 01 em ambiente intra hospitalar e 01 no serviço especializado de doenças infectocontagiosas. Para abastecimento, monitoramento e suporte técnico às salas de vacinas, há uma Central de Vacinas vinculada à Vigilância Epidemiológica.

A substituição de equipamentos obsoletos, bem como a aquisição de equipamentos, como grupo gerador, câmaras frias com bateria e veículo específico (furgão refrigerado) para transporte de imunobiológicos foram algumas das ações implementadas com o objetivo de aprimorar a Rede de Frio existente.

A Central de Vacinas está alocada em prédio próprio do município, com estrutura adequada para comportar um grupo gerador, câmaras de conservação de imunobiológicos, freezer, caixas térmicas e afins, bem como a área administrativa e um auditório para educação permanente e continuada dos profissionais que atuam em sala de vacinas.

Processo de melhoria contínua

Em uma ação de qualificação contínua, todos os equipamentos pretéritos existentes nas salas de vacinas, como geladeiras domésticas, foram substituídos por câmaras frias com bateria e com sistema de emergência (discador telefônico). As salas de vacinas também são munidas de equipamento de manutenção de temperatura adequada à atividade de vacinação, como condicionadores de ar.

O fornecimento de energia elétrica no município de Lajeado é executado por duas empresas distintas, bem como uma rede de energia oscilante. Em razão desta característica, a aquisição e manutenção de equipamentos de maior qualidade se fazem necessários para garantir a preservação de produtos termolábeis, como os imunobiológicos. Portanto, a aquisição de Grupo Gerador se fez imprescindível na dinâmica da Rede de Frio.

Todas as salas de vacinas que compõe a Rede de Frio de Lajeado estão equipadas com condicionador de ar. Os aparelhos funcionam 24 horas por dia, independentemente da época do ano, visando a manutenção da temperatura, conforto do cliente e, consequentemente, preservação de componentes das câmaras frias. Todas as salas são equipadas com computadores com acesso à internet e conectadas aos sistemas de registro de vacinas do PNI, respectivo e-mail e aplicativo de comunicação interna.

As câmaras frias possuem baterias acopladas ao gabinete, garantindo aproximadamente 36 horas de energia, bem como dispõem de sistema de emergência (discador telefônico) conectado ao serviço de plantão 24 horas por dia. Também possuem quadro mural em acrílico protegido, no qual ficam expostas normativas técnicas, ficha de controle de temperatura da câmara fria, esquemas vacinais vigentes: rotina e CRIE, entre outros.

Cada sala possui caixa térmica com capacidade de 45 litros, que comporta todo o estoque de vacinas em caso de necessidade, como falha prolongada no fornecimento de energia elétrica ou pane na câmara fria, para o transporte e acondicionamento sob temperatura adequada à Central de Vacinas. As salas de vacinas possuem caixa térmica secundária, com capacidade de 5 litros para o uso diário, com termômetro digital acoplado. Os vacinadores estão inseridos em um grupo de WhattsApp do serviço para comunicações rápidas e suporte técnico da Central de Vacinas.

A Central de Vacinas de Lajeado conta com seis câmaras frias com baterias acopladas ao gabinete, e também dispõe de sistema de emergência (discador telefônico) conectado ao serviço de plantão 24 horas por dia. As mesmas se encontram dispostas e instaladas na área de frio, onde 2 condicionadores de ar mantém a temperatura ambiente controlada, e todas são conectadas ao Grupo Gerador. Na área de frio também encontra-se 1 freezer para o armazenamento de bobinas térmicas e caixas térmicas de tamanhos variados, como 75, 45, 24, 8,5 e 5 litros respectivamente, termômetros digitais, estoque de insumos, como agulhas e seringas, entre outros.

A Central de Vacinas tem estoque de vacinas para manter a rede abastecida, bem como dispõe de câmara com espaço livre para eventuais necessidades de abrigar o estoque das demais salas de vacinas. A área administrativa dispõe de computadores conectados à rede de internet, impressora, prateleiras e arquivos.

Qualificação pessoal

A Rede de Frio de Lajeado não é composta apenas por equipamentos e área física. É no fator humano que se define a excelência do atendimento à população.

A Rede de Frio de Lajeado conta com a atividade de plantonista 24 horas. Este serviço objetiva minimizar possíveis perdas técnicas em consequência da exposição dos imunobiológicos a temperaturas inadequadas, por meio do sistema de monitoramento (segurança) das Unidades de Saúde e discador telefônico das Câmaras Frias, conectados ao telefone do plantonista.

A Rede de Frio de Lajeado é formada por uma equipe de profissionais vacinadores capacitados pelo município, com embasamento nas Normas e Normativas do PNI, Coordenações Regionais e Estaduais e em processos de Educação Técnica Permanente, sendo este outro diferencial na manutenção da segurança em imunização.

Entre as atividades desenvolvidas, estão as ações preventivas preconizadas pelo PNI, tais como: planejamento e coordenação de campanhas vacinais, análise de coberturas vacinais e divulgação destes dados, supervisão e coordenação do abastecimento dos imunobiológicos e outros insumos necessários para o funcionamento das salas de vacinas, monitoramento de estoques, provimento dos insumos necessários para desenvolver atividades de rotina e campanha de vacinação, bem como em atividades não previstas, como bloqueios vacinais, intensificações, etc.

Da mesma forma, a Central de Vacinas exerce apoio e suporte técnico às salas de vacinas da rede municipal, tais como: investigação e acompanhamento dos ESAVI, otimização dos imunobiológicos através de remanejos entre as unidades de saúde, atualização das normativas técnicas, orientação/manutenção do funcionamento das câmaras frias.

Ainda, a Central de Vacinas organiza junto ao Nível Estadual(16ª CRS) a retirada dos imunobiológicos, bem como a conferência, armazenamento adequado do estoque para dispensação posterior às salas de vacinas, respeitando a previsão de cada serviço. Além disso, a Central de Vacinas exerce apoio e suporte técnico às salas de vacinas privadas e monitoramento e suporte aos sistemas de informação.

Complementando, a Central de Vacinas mantém atualizado o esquema vacinal de rotina, criou o esquema vacinal do CRIE, adaptado do manual vigente, para o suporte de conduta e definições médicas. Encaminha imunobiológicos especiais através do Sistema CRIE, exerce apoio à 16ª CRS e Hospital Bruno Born nas situações de indicação e logística de soros.”

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas