Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Agência norte-americana USAID estabelece cronograma de capacitação para desastres em Lajeado

27/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann

Autoridades municipais e estaduais e entidades regionais participaram do segundo dia de workshop com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês), nesta quarta-feira, 27/03. A capacitação auxiliará o município e a região no aperfeiçoamento dos protocolos de resposta a desastres naturais. O segundo encontro, realizado no Parque Histórico Municipal, ocorreu para encaminhamento das demandas e definição de um cronograma de atividades para a elaboração de um plano de contingência de desastres específico para o Vale do Taquari.

Os especialistas Paulo José Barbosa de Souza, tenente-coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília e consultor da agência no Brasil, e Karina Almonacid Aguilar, consultora da agência no Chile, conduziram o trabalho. Durante os workshops, eles apresentaram a metodologia de trabalho da agência que já foi utilizada nos incêndios florestais do Chile.

O próximo passo será a coleta de informações, por meio de questionário, para ouvir dezenas de participantes que presenciaram e atenderam pessoas durante as enchentes de setembro e novembro de 2023. No questionário, os participantes devem responder sobre os problemas enfrentados naquelas ocasiões e, depois, se reunirão para debater as melhorias necessárias para qualificar o atendimento em situações de emergência. O próximo encontro presencial deverá ocorrer em abril, em Lajeado, com a reunião das entidades para a discussão sobre as melhorias.

A agência vem desde 2023 realizando encontros e com agentes e entidades da região para apoiar na elaboração de uma proposta de contingenciamento utilizando a expertise internacional da entidade.

Sobre a agência USAID


A agência é um órgão do governo dos Estados Unidos que atua com esforços humanitários e de desenvolvimento internacional para salvar vidas, reduzir a pobreza, reforçar os governos democráticos e ajudar as pessoas a progredir para além da assistência. É encarregada de distribuir a maior parte da ajuda externa, seguindo as diretrizes do Departamento de Estado americano.

 

Fotos: Laura Mallmann

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas