Prefeitura de Lajeado realiza ações sobre campanha do Setembro Amarelo

29/09/2022

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Lajeado realizou ações para promover reflexões sobre a saúde mental. A participação no Fórum de Valorização da Vida, da Univates, e uma roda de conversa com apenadas foram algumas das atividades realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde.

A rede municipal de Saúde de Lajeado participou do Fórum com profissionais da Atenção Básica, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto, Álcool e Drogas (AD) e Infantil, na terça-feira, 27/09. Também foi realizada a oficina terapêutica “Dia Feliz”, organizada pela Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Conventos.

Durante o Fórum, a equipe da rede municipal de Saúde explicou os métodos de atuação das equipes, formas de contato com a comunidade e propostas terapêuticas.

O Fórum foi realizado com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a saúde mental no ambiente acadêmico e no trabalho, além de estimular práticas de autocuidado e do cuidado com o outro.

Ação no presídio feminino

Na sexta-feira, 23/09, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto realizou uma roda da conversa com mulheres em situação de privação de liberdade no Presídio Feminino de Lajeado. A atividade abordou a prevenção ao suicídio.

Conforme o enfermeiro coordenador do CAPS Adulto, Sérgio Luiz Demarchi, a atividade teve o objetivo de informar e orientar sobre a importância do tratamento, não apenas medicamentoso, mas também sobre a importância de falar sobre dores e traumas e conversar sobre sentimentos e emoções.