Administração

Regime Próprio de Previdência Social da Prefeitura de Lajeado recebe conceito máximo em Indicador de Situação Previdenciária

09/09/2022

O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da Prefeitura de Lajeado recebeu conceito A (máximo) no resultado preliminar do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) de 2022. O indicador é apurado e divulgado anualmente pela Secretaria de Previdência, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência da União. Com o conceito A no ISP, o RPPS de Lajeado entrou no seleto grupo de 28 RPPSs de todo país (de um total de 2.144 regimes próprios de previdência existentes em municípios e estados) que estão classificados neste conceito.

O indicador tem por base a análise dos seguintes critérios: índice de regularidade, envio de informações, gestão, suficiência financeira, acumulação de recursos e cobertura previdenciária. As atribuições das classificações são os conceitos (notas) “A” (maior), “B”, “C” e “D” (menor) dados aos RPPSs de todo o Brasil, relativos a cada indicador. A secretária de Administração, Elisângela Hoss de Souza, relembra que o RPPS de Lajeado obteve em 2021 o conceito B em razão de não ter aderido e concluído o pró-gestão, programa de certificação do governo federal que visa reconhecer as boas práticas de gestão adotadas pelos RPPSs.

- Concluímos os requisitos ao final de 2021 e agora podemos comemorar a classificação máxima no indicador e ingressar neste grupo seleto. Chegamos ao mais alto nível de qualidade na gestão de regime de previdência e parabenizamos também a Unidade Gestora (gestão 2019/2022) que trabalhou para o resultado desta classificação tão positiva – ressalta Elisângela.

Informações sobre a classificação do RPPS de Lajeado podem ser obtidas clicando aqui.

Administração