Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Meio Ambiente

Ação da Semana do Meio Ambiente já distribuiu 270 mudas para moradores de Lajeado

06/06/2024

Créditos: Laura Mallmann

A Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), segue até sábado, 08/06, com a ação de distribuição gratuita de mudas de árvores no Jardim Botânico de Lajeado (JBL). A programação ocorre em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

A programação iniciou na segunda-feira, 03/06, e já distribuiu cerca de 270 mudas. Os interessados em participar da ação podem ir até o Jardim Botânico de Lajeado e retirar até cinco mudas de árvores. Para a retirada é necessário um documento de identificação e comprovante de residência de Lajeado.

Conforme a coordenadora do JBL, Juçara Ferri, é perceptível a vontade das pessoas em retirar mudas para recompor áreas degradadas pela enchente ou então em contribuir com o meio ambiente plantando árvores em suas residências.

- As pessoas se sentem parte do processo de restauração do município após ser atingido pela cheia. A nossa ação de distribuição de mudas foi pensada justamente no sentido de contribuir com o plantio e o meio ambiente. A educação ambiental é constante e permanente e, por isso, essa ação contribui com a conscientização ambiental no município – reforça a coordenadora.

A ideia é que os participantes enviem fotos do plantio para o JBL com um depoimento para participação do livro de registros digital.

Sequência da programação:

- 07 de junho (sexta-feira) – das 9h às 14h

- 08 de junho (sábado) – das 9h às 11h30

Em caso de dúvidas, os interessados podem contatar o JBL pelo telefone (51) 3982-1099 (também é WhatsApp).

Participação

Eliane Contini aproveitou a ação para fazer a retirada de cinco mudas de árvores. O plantio será no pátio de casa. A moradora do bairro São Bento conta que mora perto de uma área verde, mas adora sombra e quer ter árvores no seu terreno.

- Quando eu soube da ação, logo pensei em vir retirar. Estou levando as cinco mudas porque sempre gostei de plantar árvores e flores. Adoro a sombra que elas fazem, além ainda de ajudar a embelezar o pátio – relata Eliane.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Editoriais