Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Saúde

Prefeitura de Lajeado recebe kits de primeiros socorros da agência norte-americana USAID

17/05/2024

A Prefeitura de Lajeado recebeu, para uso da Secretaria de Saúde, a doação de 10 kits avançados de primeiros socorros da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês) nesta sexta-feira, 17/05. O município recebeu o repasse para utilização dos kits em resposta emergencial às populações atingidas em enchentes de maio de 2024.

A agência USAID trabalha junto ao município de Lajeado desde dezembro de 2023 para auxiliar no aperfeiçoamento dos protocolos de resposta a desastres naturais. Já foram realizados workshops, disponibilizados cursos para equipes que atuam na linha de frente ao atendimento de vítimas das cheias e, nesta semana, a agência já fez a doação de geradores de energia e agora a doação de kits de primeiros socorros.

Conforme o secretário de Saúde, Cláudio André Klein, os kits recebidos são muito importantes para o atendimento em questões de urgência e emergência.

- Agradecemos o apoio da agência USAID em nos fornecer esses materiais. São 10 kits avançados que vão potencializar o atendimento local. Nesta semana, o município já recebeu geradores de energia e agora mais esses kits. Compartilhamos as bolsas de primeiros socorros com equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros para qualificar também quem faz o atendimento de urgência e emergência da região – explica o secretário.

USAID

A agência é um órgão do governo dos Estados Unidos que atua com esforços humanitários e de desenvolvimento internacional para salvar vidas, reduzir a pobreza, reforçar os governos democráticos e ajudar as pessoas a progredir para além da assistência. É encarregada de distribuir a maior parte da ajuda externa, seguindo as diretrizes do Departamento de Estado americano.

Confira os itens que compõem o kit avançado de primeiros socorros:

- 1 saco de primeiros socorros;
- 1 torniquete de uma mão;
- 1 Burnshield 4 ”x 4” Penso para queimaduras;
- 6 Burnshield ¿oz Burn Sachets
- 1 kit Berman Emergency Airways Conjunto de 6 (40 mm - 110 mm)

Editoriais

Saúde