Acessibilidade Contraste

Desenvolvimento Econômico

Lajeado avança seis posições e ocupa 24º lugar nacional no Ranking de Competitividade dos Municípios

13/09/2022

Lajeado avançou seis posições na terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios ocupando, agora, o 24º lugar no ranking geral nacional e mante ndo a segunda posição no Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre. O ranking, composto por 65 indicadores organizados dentro de 13 pilares temáticos e três dimensões, avaliou dados de 415 municípios com mais de 80 mil habitantes de todo o Brasil.

O ranking tem o objetivo de incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove.

Na segunda edição do ranking, divulgado em 2021, Lajeado ocupava a 30ª posição do ranking geral (que incluía 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes), passando, nesta edição, para a 24ª posição (que inclui desta vez 415 municípios). Além de manter a 2ª colocação entre os municípios gaúchos, Lajeado também ficou novamente entre as nove cidades melhores posicionadas da Região Sul. O estudo é composto por indicadores oficiais, baseado em dados de 2020 a 2021.

Entre os destaques do município no ranking deste ano estão o 6º lugar no indicador de “Acesso à Saúde”, 11º lugar em Inserção Econômica e 20º em Acesso à Educação.

Conforme o prefeito, Marcelo Caumo, o ranking mostra, mais uma vez, o potencial da cidade no estado e o avanço considerável em nível nacional.

- Temos muito orgulho em ver a cidade avançando em indicadores primordiais. Lajeado aumentou 6 posições e se manteve na 2ª colocação no Rio Grande do Sul. Estes números são reflexo de um trabalho conjunto entre comunidade, empresas, poder público e universidade. E, estes números confirmam que Lajeado é, cada vez mais, uma cidade melhor para se viver e fazer negócios. Agora, nosso desafio é manter estes números para seguir avançando nos próximos anos – ressalta o prefeito.

Ano do ranking Número de  municípios participantes Posição de Lajedo no ranking - Brasil Posição de Lajeado no ranking - Região Sul Posição de Lajeado no ranking - Rio Grande do Sul
2020 405 37º
2021  411 30º 10º
2022  415 24º

As três dimensões do estudo

- Dimensão “Instituições” é composta por dois pilares: “Sustentabilidade fiscal” (contendo 4 indicadores) e “Funcionamento da máquina pública” (6 indicadores)

- Dimensão “Sociedade” é composta por 7 pilares: “Acesso à saúde” (4 indicadores), “Qualidade da saúde” (5 indicadores), “Acesso à educação” (6 indicadores), “Qualidade da educação” (4 indicadores), “Segurança” (5 indicadores), “Saneamento” (7 indicadores) e “Meio ambiente” (5 indicadores)

- Dimensão “Economia” é composta por 4 pilares: “Inserção econômica” (3 indicadores), “Inovação e dinamismo econômico” (8 indicadores), “Capital humano” (3 indicadores) e “Telecomunicações” (5 indicadores)

Saiba mais

O ranking possibilita identificar, dentro de cada uma de suas três dimensões e 13 pilares temáticos, os pontos fortes e fracos que influenciam a classificação final do município em cada um dos 65 indicadores contemplados. Para conferir os indicadores de Lajeado, basta acessar este link. Para conferir o ranking completo, basta acessar este link.