Desenvolvimento Social

Ações em semáforos do município marcam o dia 18 do Maio Laranja, mês de combate à violência contra crianças e adolescentes

18/05/2023

Créditos: Laura Mallmann

A campanha Maio Laranja, da Prefeitura de Lajeado, teve seu ponto alto nesta quinta-feira, 18/05, com ações de entrega de materiais de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescente em semáforos do município. O dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na manhã desta quinta-feira, as ações ocorreram simultaneamente na esquina da Avenida Piraí com a Avenida Senador Alberto Pasqualini, no bairro São Cristóvão; na confluência das ruas Júlio de Castilhos, Benjamin Constant e Alberto Pasqualini, no bairro Centro; e na esquia das ruas Arnoldo Uhry e João Fernando Schneider, no bairro Jardim do Cedro.

No Centro, alunos da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) participaram da ação levando desenhos da flor gérbera em amarelo e laranja, planta símbolo da campanha. O Bento Atento, mascote do projeto Pacto Lajeado pela Paz, também participou da atividade. Conforme a assistente social e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Bárbara Weber, a semana de ativismo ocorre para reforçar a importância do debate sobre o tema e também marcar a data do dia 18 de maio.

- Trabalhamos a sensibilização, o trabalho preventivo e a avaliação da rede de atendimento de proteção durante toda a semana, mas é um processo que se estende pelo ano todo com os agentes envolvidos, tanto na esfera de proteção quanto de responsabilização – destaca Bárbara.

A professora da Slan, Sabrina Valandro, ressalta que o trabalho, mesmo que lúdico, é muito importante para as crianças já se atentarem sobre o tema.

- Fizemos algumas rodas de conversa durante a semana para alertar sobre essa campanha. Não detalhamos a campanha, mas trabalhamos com histórias lúdicas de acordo com a idade de cada turma – relata a professora.

Demais atividades da semana

Na segunda-feira, lançamento da campanha, foi apresentado o fluxo de atendimento das demandas envolvendo situações de abuso e/ou exploração sexual infantil e juvenil em Lajeado. Na terça-feira, 16/05, a ação foi na sessão da Câmara de Vereadores, onde se abordou a relevância da prevenção, a proteção às vítimas e testemunhas e a responsabilização dos agressores.

Na quarta-feira, 17/05, ocorreram ações de distribuição de materiais informativos e rodas de conversas em escolas do município para conscientização de crianças e adolescentes.

Campanha Maio Laranja

O município, por meio da Lei Municipal nº 11.213, de 18 de agosto de 2021, realiza ações do “Maio Laranja”, mês de prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por meio desta ação, foi distribuído o material informativo da campanha Faça Bonito, que produz materiais para todo o país abordando o tema. O material é produzido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil e pode ser usado por qualquer entidade. Para informações sobre a mobilização e os materiais, acesse facabonito.org

Por que o dia 18 de Maio

Este dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de 8 anos, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar do grau de violência, até hoje está impune.

Desenvolvimento Social