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Referência nacional em educação infantil, Paulo Fochi é destaque em formação para profissionais das EMEIs

20/03/2023

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Créditos: Laura Mallmann

Mais de 700 profissionais das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) participaram da atividade de formação para simbolizar a abertura do ano letivo de 2023 com Paulo Fochi, pedagogo, doutor em Educação (USP) e referência em Educação Infantil. O evento também contou com o lançamento do Documento Orientador da Educação Infantil para a Rede Municipal de Lajeado e ocorreu na manhã desta segunda-feira, 20/03, no Teatro da Univates. O encontro, organizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED), reuniu professores, monitores, equipes diretivas e professores da pré-escola das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

 

O evento iniciou com recepção para os profissionais da educação com o músico e professor Ricardo Petter. A reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, ressaltou a importância da formação infantil, pois é com esses profissionais que a trajetória dos estudantes inicia.

 

- Nesse fim de semana encerramos o ciclo de formaturas da universidade que foi iniciada em dezembro. É muito importante lembrarmos que toda essa trilha de educação iniciou com esses profissionais da Educação Infantil. Tudo iniciou com profissionais como os que estão aqui hoje. As formaturas aqui só acontecem porque os profissionais da educação infantil existem – destacou Evania.

 

- Os profissionais da educação infantil são agentes de transformação e trabalham diretamente com as nossas crianças. E nós temos certeza que as crianças estão muito bem assistidas com esses profissionais - ressaltou a vereadora e presidente da Câmara de Lajeado, Paula Thomas.

 

- Nosso tema é “Educação é a chave da transformação”, e os profissionais da nossa rede são essa transformação e fazem a diferença em nossas escolas. Este dia também é muito especial pela presença de Paulo Fochi e também pelo lançamento do Documento Orientador da Educação Infantil para a Rede Municipal de Lajeado, que será um norteador de vivências e experiências que permeiam as relações, as interações entre educadores, crianças e famílias. Além disso, é um documento que reitera o nosso compromisso com a educação infantil no nosso município – destacou a secretária de Educação, Adriana Vettorello.

 

Após os pronunciamentos, ocorreu a palestra com Paulo Fochi, pedagogo, doutor em Educação (USP) e referência em Educação Infantil, que também foi consultor da SED na construção do documento orientador para a educação infantil do município. Fochi abordou práticas pedagógicas e a necessidade de evolução sobre a compreensão da vontade das crianças em aprender.

 

- Devemos criar um ambiente favorável para acolher as novidades e apresentar as tradições para aquelas crianças estão descobrindo um novo mundo. Outro passo importante na educação é desenvolver a fala das crianças. É necessário construir diálogos e desenvolver falas. É um processo de relação com o mundo para desenvolver essa habilidade. É necessário estimular que a criança desenvolva diálogos e não apenas respostas curtas – ressaltou Fochi.

 

Saiba mais sobre o palestrante

 

Paulo Fochi é fundador e coordenador do Observatório da Cultura Infantil, doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP), mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS), especialista em Educação Infantil (Unisinos), especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar).

 

Fochi é professor do curso de Pedagogia, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil e Pesquisador colaborador do Instituto de Inovação para a Educação (Unisinos). Também é líder do Grupo de Pesquisas Curió (Unisinos/CNPq) e pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/CNPq).

 

É membro da Associação Criança (Braga, Portugal), dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0-3 anos e Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association - EECERA).

 

Também já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação.

 

Três perguntas para Paulo Fochi

 

Depois da palestra, o pedagogo conversou com a Prefeitura de Lajeado:

 

- “O valor da escola infantil vai muito além de ter onde deixar o filho para o pai e a mãe trabalharem”. Você citou essa frase durante a palestra. Qual o valor da escola infantil e como fazer com que a comunidade entenda isso?

 

Paulo Fochi - Os primeiros a entenderem esse valor são os gestores públicos que precisam compreender o acesso das crianças a uma vaga na educação infantil e a uma educação de qualidade. As famílias entendem o valor no sentido de buscar essa oportunidade para seus filhos e uma oportunidade para as crianças socializarem e terem contato com outras crianças. As famílias estão descobrindo o valor do encontro dos seus filhos com outras crianças. O que precisamos ajudar as famílias a entender é que a especificidade da educação infantil envolve um outro tipo de prática pedagógica com outras finalidades, como a função do desenvolvimento integral da criança, acolhendo assim que ela chega ao mundo.

 

 

- Você já esteve em Lajeado em outras oportunidades. Em qual estágio você percebe a educação infantil no município?

 

Paulo Fochi - Eu não conheço as realidades das escolas. Há muitos anos, eu já estive em sala de aula aqui fazendo um trabalho e entendo que Lajeado tem essa tônica de se pôr a pensar. Só por isso tiveram a coragem de olhar para esse documento – o Documento Orientador da Educação Infantil para a Rede Municipal de Lajeado – e dizer que ele não estava dando conta das especificidades da educação infantil. Então, eu penso, ao ver um auditório lotado com pessoas interessadas, que são sintomas bem positivos de uma prática pedagógica com grande potencial.

 

 

- Como você avalia a iniciativa de lançar um Documento Orientador da Educação Infantil específico para o município?

 

Paulo Fochi - Ter um documento municipal é uma exigência normativa. A gente sai de uma base nacional que dá conta de um documento com visão macro. Os estados fizeram seu documento e, por fim, os municípios deveriam fazer os seus. Um documento sozinho não faz milagre nenhum. O que vai resultar num possível trabalho que se desdobre a partir do documento é o que se faz a partir de agora nas escolas. Ele existe, fizemos ele de modo participativo, em conjunto com coordenadores, trazendo a realidade de escolas, e ele já é um documento com muitas vozes. O que será feito a partir de agora é um fator decisivo para transformar a prática pedagógica.

 

Confira o Documento Orientador da Educação Infantil de Lajeado clicando aqui.

 

 

Texto e fotos: Laura Mallmann

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