Saúde

Prefeitura de Lajeado divulga resultados da segunda etapa de monitoramento do Aedes aegypti por meio de Ovitrampas

26/01/2023

Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado, por meio do setor de Vigilância Ambiental, vinculado à Secretaria de Saúde, divulga os resultados das Ovitrampas, armadilhas de captura de ovos do mosquito Aedes aegypti. Nas 100 Ovitrampas instaladas, foram coletados 2.016 ovos em 49 armadilhas. A Ovitrampa com o maior número de ovos estava instalada no bairro Florestal, onde foram encontrados 332 ovos. Esta foi a segunda etapa do monitoramento, que será repetido todos os meses, pelo período de um ano.

As Ovitrampas são armadilhas para ovos de Aedes aegypti e são instaladas em pontos estratégicos do município para monitorar a distribuição e a densidade do vetor. As armadilhas consistem em vasos de planta sem furo e palhetas de madeira (eucatex), nas quais é colocada água com levedo de cerveja para atrair a fêmea do mosquito a depositar os ovos no local (ovoposição). Depois de instaladas, os agentes da Vigilância Ambiental realizam o recolhimento das mesmas após cinco dias.

A bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, ressalta que as Ovitrampas são armadilhas, mas elas não atuam de maneira eficiente para reduzir a população de insetos nos locais onde são instalados.

- O mosquito não deixará de ir para uma caixa d’água aberta ou para uma planta, como a bromélia, apenas porque existe uma armadilha no ambiente. Ele vai continuar depositando ovos nestes lugares. Por isso, é importante que a população siga combatendo o mosquito eliminando possíveis criadouros - afirma Catiana.

Ovitrampas

O município foi selecionado pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio de critérios epidemiológicos e operacionais, para a implementação desta estratégia de monitoramento. As armadilhas são instaladas a uma distância de cerca de 200 metros uma da outra.

Em dezembro, foram encontrados 309 ovos em 19 armadilhas. Naquela coleta, a ovitrampa com maior número de ovos coletados (55) estava instalada no bairro São Cristóvão. Acompanhe o monitoramento clicando aqui.

A doença

Em 2023, ainda não foram registrados casos positivos de dengue no município, porém há cinco pessoas com suspeita da doença, aguardando resultado ou a realização da coleta laboratorial.

A enfermeira Clara Raquel Battisti reforça a importância de buscar atendimento nos serviços de saúde disponíveis, na presença de sintomas como febre alta (39 a 40°C) de início súbito, que pode ser acompanhada de dor de cabeça e muscular, dor retro-orbital (atrás dos olhos), vermelhidão e coceira na pele.

- É muito importante que o paciente realize a coleta do exame laboratorial para confirmação ou descarte da suspeita do caso, viabilizando a realização de ações de prevenção no município – destaca Clara.

Levantamento LIRAa

Nesta semana, de 23 a 27 de janeiro, os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde realizam o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). A metodologia também auxiliará para a avaliação da situação do município e direcionamento das estratégias de combate a prevenção a dengue.

Saúde