Governo do Estado apresenta números positivos da segurança pública de Lajeado

12/01/2023

Créditos: Reprodução de vídeo

Em reunião mensal do grupo de Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) do Programa RS Seguro, realizada na tarde desta quinta-feira, 12/01, o Governo do Rio Grande do Sul elogiou os indicadores de Lajeado relacionados a mortes violentas. O encontro marcou o fechamento dos indicadores criminais de 2022 e contou com a apresentação de um balanço de quatro anos desde a implantação do RS Seguro. A reunião ocorreu em Porto Alegre.

O governador do Estado, Eduardo Leite, destacou os índices do município durante a apresentação.

- Lajeado é de uma região próspera e conquistou um resultado importante com uma redução de 40% de crimes violentos leitais intencionais, que antes girava em torno de 20 a 26 mortes por ano, e no ano passado, registrou sete mortes. São 38 vidas preservadas ao longo dos últimos quatro anos – ressaltou o governador.

Além do governador, participaram do encontro o vice-governador, Gabriel de Souza, os secretários estaduais da Segurança Pública, Sandro Caron, e dos Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, as chefias das instituições vinculadas as duas pastas (Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias, Departamento Estadual de Trânsito e Superintendência dos Serviços Penitenciários), além de operadores de segurança que lideram as ações do RS Seguro nas áreas dos 23 municípios priorizados pelo programa.

A reunião também contou com a presença do ex-governador Ranolfo Vieira Júnior, que deu início à implantação do RS Seguro. Por Lajeado e região, participaram o secretário da Segurança do município, Paulo Locatelli, o delegado da Polícia Civil de Lajeado Márcio de Abreu Moreno, a delegada penitenciária regional Samantha Longo, delegada Shana Luft Hartz, titular da 19ª Delegacia de Polícia Regional de Interior (19ª DPRI) e o comandante do 22° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Lajeado, tenente Coronel Alessandro Bernardes.

- Ficamos muito felizes de sermos citados nesta apresentação como um modelo de atuação contra as mortes violentas. Isso só é possível porque conseguimos na nossa cidade uma grande integração dos trabalhos entre as polícias, contando com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Perícias, Susepe e órgãos estaduais. A Delegacia de Polícia de Lajeado, sob responsabilidade do Delegado Márcio Moreno, centraliza a inteligência de ações contra os homicídios, o que colabora para a contínua redução de mortes. Em 2022, se o município de Lajeado fosse um país sul-americano, estaríamos entre os três mais seguros do continente - disse Locatelli.

Confira em vídeo o trecho em que os indicadores de Lajeado são citados. Clique aqui

Foto: imagem de vídeo