EMEF Campestre forma 27 estudantes no Programa Proeja-FIC

22/12/2022

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campestre formou, no dia 14/12, 27 estudantes pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (PROEJA-FIC). O curso é uma parceria do município com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) do campus Lajeado.

O curso ocorreu durante um semestre (de agosto a dezembro de 2022), nas terças e quartas-feiras à noite, com carga horária de 200 horas. O curso integrava o Ensino Fundamental à Educação Profissionalizante, sendo oferecida a formação de Assistente Administrativo. Conforme a coordenadora do curso, Verani Berté, o curso foi aplicado de forma concomitante aos estudos regulares do EJA.

- Os resultados obtidos nas escolas de Lajeado foram excelentes, com aproveitamento superior a 90% nos quesitos de permanência e êxito. Essa parceria visa aproximar os estudantes do mercado de trabalho – explica Verani.

No primeiro semestre, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Francisco Oscar Karnal também participaram do curso do Proeja-FIC, em parceria com o IFSul campus Lajeado.

Proeja-FIC

O programa tem como objetivo contribuir para reduzir a exclusão de jovens e adultos, proporcionando condições para a inclusão social deste público por meio da profissionalização.

O IFSul estadual lançou no dia 17 de maio deste ano a adesão ao Programa Proeja-FIC, que tem como objetivo ofertar Educação de Jovens e Adultos ligada à educação profissional.

A primeira fase ocorreu com a oferta de curso de aperfeiçoamento, com carga horária de 240 horas, para cerca de 300 professores das redes municipais, estaduais e da rede federal que atuam ou desejam atuar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Já a segunda etapa previa a oferta de 18 cursos em oito campus do Instituto, direcionados para estudantes que estejam cursando as séries finais do ensino fundamental na modalidade EJA, nas redes municipais.