Desenvolvimento Social

11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado define propostas e elege delegados para Conferência Estadual

16/12/2022

Créditos: Laura Mallmann

A 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizada pela Prefeitura de Lajeado, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que integra a Secretaria do Desenvolvimento Social (SMDS), ocorreu na quinta-feira, 15/12, na Associação Atlética Municipal, no bairro Carneiros. O evento contou com a presença da vice-prefeita Gláucia Schumacher, do promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, do presidente da Câmara de Vereadores, Deolí Gräff, da secretária da SMDS, Céci Maria Rodrigues Gerlach, da presidente do Comdica, Simone Dullius, de Conselheiros Tutelares, além de entidades e de crianças e adolescentes.

Com o tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, a conferência iniciou com a leitura e aprovação do regimento interno. Após, houve apresentação de dados de Covid-19 em crianças e adolescentes no município com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, e palestra com o médico Luís César de Castro.

Conforme a secretária da SMDS, Céci Gerlach, são diversas áreas envolvidas na proteção de crianças e adolescentes e na promoção de políticas sociais para este fim, como Educação, Saúde, Esporte, entre outros.

- Temos uma ampla rede de serviço para amparar crianças e adolescentes e trabalhar para que tenham um futuro ainda melhor. Somos muitas mãos, braços e cabeças pensantes para melhorar ainda mais o ambiente para os jovens do nosso município – ressaltou a secretária.

A presidente do Comdica, Simone Dullius, ressalta a importância da conferência para debater os desejos e anseios das crianças e adolescentes do município.

- Durante a pandemia, tanto adultos como também crianças e adolescentes passaram por momentos de tensão, medo e de muitas incertezas. A conferência é o momento para propor novas propostas e ideias para melhorar ainda mais a realidade dos jovens do município – esclareceu Simone.

- A coletividade deve ser trabalhada pelos jovens. E eles estão tendo a oportunidade hoje, na conferência. Muitas vezes, pensamos que "se eu estou bem, está tudo bem". Mas a realidade ao nosso redor pode ser outra. Não vivemos em um mundo isolado, pois tudo o que acontece ao nosso redor também nos afeta. Por isso, é necessário pensar no coletivo. E eu dou um conselho aos jovens: se dediquem para melhorar a realidade de vocês, da escola e da comunidade em que vocês vivem – avaliou a vice-prefeita, Gláucia Schumacher.

O promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, ressalta que os adultos ainda não aprenderam a valorizar a infância e a adolescência como etapas a serem respeitadas.

- É a etapa mais importante da vida. Praticamente todos os dias da nossa vida lembramos de momentos que passamos na infância e por isso ela deve ser valorizada, respeitada e preservada. A criança que fomos ainda vive em nós – destacou Diefenbach.

O aluno Wesley Gabriel Kuhn, de 11 anos, estudante da Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal e da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente – Slan, foi escolhido para representar as crianças e adolescentes na conferência. Ele conta que foram feitas reuniões nas escolas, onde os alunos debateram os direitos das crianças e propostas para a conferência.

Durante a palestra, Castro abordou sintomas e situações provocados pela pandemia e apresentou os impactos deste período nos jovens, com base em pesquisas e artigos.

Durante a tarde, ocorreu a leitura das propostas definidas nas pré-conferências e a votação, seguida da eleição dos delegados que representarão o Comdica na Conferência Estadual.

Delegados eleitos para participar da Conferência Estadual:

Conselho Tutelar:

Ana Paula Wolf - Delegada titular