Inovação

Projeto Trilhas da Inovação, da Prefeitura de Lajeado, forma 140 estudantes nesta quinta-feira, 15/12

13/12/2022

Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado forma, nesta quinta-feira, 15/12, cerca de 140 estudantes de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) no Trilhas da Inovação. O projeto da área de inovação é um braço do Pro_Move Lajeado na área da educação. O objetivo é qualificar os jovens estudantes na área da inovação, oferecendo cursos com metodologia inovadora em conteúdos sobre eletrônica, robótica, programação de software e tecnologias da indústria 4.0. O projeto foi custeado pelo município, no valor de R$ 224.500,00, e as aulas ocorreram no Senai Lajeado. A cerimônia começa às 19h30, no Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT).

Esta é a segunda turma do projeto, que ocorreu também em 2021, quando se formaram 65 estudantes. Em 2022, as aulas iniciaram em junho e seguiram até dezembro. Participaram alunos do 9º ano das EMEFs Alfredo Lopes da Silva, do bairro Morro 25, Francisco Oscar Karnal, do bairro Santo Antônio, Dom Pedro I, do bairro Jardim do Cedro, São Bento, do bairro São Bento, São João, do bairro Moinho D’Água, Guido Arnoldo Lermen, do bairro Centenário, Nova Viena, do bairro Olarias, Lauro Mathias Müller, do bairro Planalto, São José e Vida Nova, do bairro Conventos, Santo André, do bairro Santo André, Universitário, do bairro Universitário, e Porto Novo, do bairro Carneiros.

- O Trilhas é mais um projeto que proporciona conhecimentos sobre inovação para os jovens de Lajeado. Neste ano, tivemos o dobro de inscritos em relação ao ano passado e isso já é algo a se comemorar. Com o Trilhas, os jovens têm a oportunidade de conhecer novas áreas e atividades profissionais, podendo vir a atuar no futuro - afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker.

Saiba mais sobre o projeto Trilhas da Inovação

- O projeto Trilhas da Inovação foi o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município em 2021, por meio do Pro_Move Lajeado.O investimento é feito pelo município para custear as aulas dos jovens no Senai.

- Durante seis meses, cerca de 140 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram, no contraturno das escolas, de vivências e práticas em um curso diferenciado voltado às áreas da inovação, engenharia e ciências exatas.

- O curso foi dividido em quatro módulos, sendo o primeiro sobre eletrônica, analógica e digital, o segundo sobre robótica, o terceiro sobre fundamentos para programação de software e o último sobre tecnologias da indústria 4.0.

- Os alunos foram divididos em turmas, que frequentavam aulas duas vezes por semana, com 4 horas de duração, totalizando 192 horas de aula no semestre. A Prefeitura de Lajeado oferece transporte gratuito aos alunos para se deslocarem ao Senai e lanche.

Inovação