Educação

Programa Vida + Viva Sem Álcool (-) 18 apresenta nova pesquisa ao comemorar 10 anos em Lajeado

06/12/2022

Créditos: Leandro Fernandes

O Programa de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcóolicas por Crianças e Adolescentes – Programa Vida + Viva Sem Álcool (-) 18 completou uma década de atuação em Lajeado. Para celebrar a ocasião, nesta terça-feira, 06/12, um evento realizado no Teatro do SESC marcou a data com uma retrospectiva dos 10 anos de trabalho e a apresentação de trabalhos desenvolvidos por escolas públicas e privadas e organizações da sociedade civil participantes do programa. Além disso, uma nova pesquisa sobre o consumo de substâncias psicoativas por adolescentes foi apresentada.

– Conquistamos muito, principalmente discutindo o tema e produzindo conhecimento científico sério, além de ações realizadas nas escolas – comenta o coordenador do projeto, o promotor Neidemar Fachinetto.

Para o prefeito, Marcelo Caumo, o Programa Vida + Viva, que conta com o apoio da Prefeitura, é fundamental para conhece as causas e consequências do consumo e da dependência de álcool e outras drogas.

– É o momento de comemorar os 10 anos deste programa pioneiro que muito contribuiu para a vida dos jovens. O Vida + Viva foi muito importante para a decisão de implantarmos o Pacto Lajeado Pela Paz, porque o programa não apenas aponta as causas, mas também sugere alternativas para combater o consumo de drogas e álcool entre os jovens – ressaltou Caumo.

Durante o evento, o coordenador do Departamento Científico do Programa Vida + Viva, Dr. Luís César de Castro, apresentou os resultados da pesquisa que analisou o contato com substâncias psicoativas entre estudantes de 12 a 17 anos no município.

– Os dados da pesquisa sugerem a ampliação das ações já em desenvolvimento e a construção de novas iniciativas que contemplem as demandas de longo prazo. Diante de um cenário de aumento no consumo de substâncias (álcool), surgimento de novos hábitos (uso de cigarro eletrônico) e aumento de consumo de substâncias como ansiolíticos e hipnóticos, precisamos estar alertas e promover a proteção dos jovens ainda mais precocemente – destacou o Dr. Luís César de Castro.

Sobre o programa

Programa Vida+Viva Sem Álcool (-) 18 tem como objetivo difundir o conhecimento multidisciplinar sobre os malefícios que o álcool causa a crianças e adolescentes, incentivar as boas práticas das organizações públicas e privadas na prevenção do uso e consumo precoce de álcool e incentivar a fiscalização pelos órgãos públicos competentes quanto à vedação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes em Lajeado.

A gestão do Programa Vida + Viva Sem Álcool (-) 18 é de responsabilidade de um grupo formado por representantes da Alsepro, ACIL, Ministério Público, Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e COMEN. São convidados também a integrar o grupo representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Polícia Civil, Brigada Militar, entidades de classe profissional e não governamentais com atuação área, além de empresas apoiadoras.

Para saber mais sobre o programa acesse: https://www.vidamaisviva.org.br

Educação