Segurança Pública

Lajeado recebe workshop internacional sobre cheias urbanas

25/11/2022

Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, em parceria com a Associação Gaúcha de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio Voluntário (Asgresci) e Grupo Independente, organizam o 1º Workshop Internacional de Cheias Urbanas. O evento conta com formação teórica e prática com o diretor da Escola Portuguesa de Salvamento, o comandante Francisco Rocha, referência internacional em treinamento e salvamento em enchentes.

Participam integrantes das Defesas Civis de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Estrela, Roca Sales, Marques de Souza, Muçum e Santa Cruz do Sul, além de integrantes dos Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas, Departamento de Trânsito de Lajeado e bombeiros voluntários da Asgresci.

- As enchentes fazem parte da nossa história e vão seguir acontecendo ao longo dos anos. Cabe a nós estarmos preparados quando esses eventos adversos acontecerem. Por isso, treinamentos como esse são tão importantes para compartilhar conhecimento. Dessa forma, formamos uma rede de segurança e amparo para podermos proteger e salvar vidas – destacou o prefeito Marcelo Caumo durante a abertura do evento.

O diretor do Grupo Independente, Ricardo Brunetto, participou do treinamento e destacou a importância do veículo de comunicação no repasse de informações para a comunidade, desde a elevação do nível do rio, retirada de famílias ribeirinhas até a normalização dos fatos. Segundo ele, é necessário que um veículo de comunicação se envolva na prevenção de cheias.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, o objetivo do treinamento é agregar conhecimento para as equipes de Defesa Civil da região, já que apenas três das 37 cidades do Vale possuem Corpo de Bombeiros Militares.

- Estamos trabalhando constantemente com as equipes de Defesa Civil da região com situações de prevenção para que, em caso de situações de risco, estejamos preparados para atender a comunidade da melhor forma possível. Desta vez, reunimos 10 equipes e trouxemos o diretor da Escola Portuguesa de Salvamento, que também atua em um vale em Portugal. A semelhança do local é essencial para nos preparamos da melhor forma – destaca o secretário.

Treinamento

O treinamento ocorre no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado. O diretor da Escola Portuguesa de Salvamento, o comandante Francisco Rocha, iniciou o a capacitação teórica abordando o treinamento recebido pelos Bombeiros em Portugal. Rocha destaca que são exemplos para servir de inspiração para equipes locais.

- Trouxe demonstrações para as equipes locais, mas ressalto que os profissionais devem estabelecer as próprias formas de atuação na prevenção e salvamento – esclarece.

Durante a tarde, o treinamento prático ocorre no encontro dos rios Forqueta e Taquari, próximo à ponte de ferro entre Lajeado e Arroio do Meio, onde ocorrerá a demonstração de resgate em cheias.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Segurança Pública