Planejamento

1º Seminário de Arquitetura, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Lajeado reúne cerca de 80 profissionais

23/11/2022

Créditos: Laura Mallmann

O 1º Seminário de Arquitetura, Urbanismo e Mobilidade Urbana ocorreu nesta quarta-feira, 23/11, no Salão de Eventos da Prefeitura. O evento reuniu cerca de 80 profissionais da área e contou com palestras e orientações sobre os serviços prestados pela Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan). A realização foi da Prefeitura de Lajeado, por meio da Seplan, em parceria com o Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano (CMDU) de Lajeado.

A abertura do evento ocorreu com a palestra do titular da Seplan, Giancarlo Bervian, que apresentou os serviços e setores da secretaria, discorrendo sobre as principais demandas, entre as quais análises de projetos, câmaras técnicas e conselhos. Bervian explica que o seminário teve como objetivo aproximar a secretaria dos profissionais da área e do público atendido pela pasta, além de demonstrar o funcionamento e sua estrutura.

- Esse evento serviu para que os profissionais entendessem nosso fluxo de serviços, de atividades e das demandas do cotidiano da pasta. A nossa preocupação diária é otimizar e melhorar cada vez mais o atendimento prestado aos profissionais e ao público em geral – destaca o secretário.

Ainda pela manhã ocorreram as palestras “Funcionamento do Cadastro Imobiliário e apresentação da ferramenta de consulta pelo site da Prefeitura” e “O que é o CMDU, Plano Diretor, Código de Obras e demais leis que fazem parte e regem as atividades da Seplan”.

À tarde, ocorreu a quarta palestra do evento “Super Simplificado, Seplan Digital e análise de projetos”. Na sequência, ocorreu a formação de grupos de discussão para imersão nos assuntos: Encaminhamento de Projetos, Seplan Digital, Fiscalização de Planejamento, Loteamentos, Análise de projetos pelo setor de Arquitetura e Comunicação entre público e setores da Seplan.

Cerca de 80 pessoas participaram do seminário durante o dia. Conforme o secretário Bervian, o evento atingiu as expectativas de público, reunindo desde profissionais jovens até os mais experientes.

- Formamos grupos de discussão para que eles nos apresentassem pontos positivos e negativos da secretaria, além de sugestões e melhorias, seja nos aspectos da nossa comunicação, do sistema ou outros pontos. Queremos avançar a partir dessas discussões – ressalta Bervian.

A ideia da Seplan é seguir com a realização de novos seminários, abordando também tópicos específicos como mobilidade, loteamentos, entre outros.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Planejamento