Planejamento

Técnicos da ANTT visitam acesso à BR-386 em Lajeado para avaliar obras de melhoria

22/11/2022

Créditos: Leandro Cíceri

Técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), acompanhados do Coordenador Regional de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária – COROD/SC, Gilmar Cardoso, fizeram uma visita técnica na manhã desta terça-feira (22/11) à BR-386. O objetivo era avaliar a obra de acesso secundário a Lajeado, mais conhecida como ponte seca, sob a BR-386 (no entroncamento que liga à Rua Bento Rosa) para verificar a solicitação do município para que seja feita a elevação do trecho.

– Solicitamos o chamado alteamento da pista de acesso da ponte seca da cota 22 para a cota 24 pois é um acesso que é prejudicado com as cheias do Rio Taquari. Com a elevação para a cota 24 poderemos reduzir eventuais interrupções do trânsito no local, pois a maior parte das cheias fica abaixo da cota 22. Inicialmente, apresentamos o pedido de alteamento à concessionária CCR ViaSul, mas como não havia previsão desta obra no projeto original, procuramos a ANTT, que é a detentora do projeto e fiscalizadora da rodovia. Apresentamos os projetos, e os técnicos vieram ao local para verificar o pedido – explica o Coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, Isidoro Fornari Neto.

Aproveitando a visita dos técnicos à obra, o secretário do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), Giancarlo Bervian, apresentou um projeto com a proposta de uma ciclovia ligando o município com a nova ciclovia que está em construção entre Estrela, Colina e Imigrante.

– O objetivo é dar segurança aos ciclistas, já que o projeto original da ANTT removerá a alça existente da BR-386 à Rua Bento Rosa, no sentido Estrela/Lajeado, impossibilitando o acesso dos ciclistas à ciclovia em Estrela a partir de Lajeado. O projeto original não previa o acesso de ciclistas ao município de Estrela pela ponte da BR 386, e a única forma de fazer isso seria utilizar a pista da BR que não é segura para o trânsito de bicicletas – justifica o secretário.

Novo encontro está previsto para os próximos dias após a análise das solicitações do município feitas à ANTT.

Planejamento