Inovação

Palestra na Univates dá início a programa de inovação da Prefeitura de Lajeado

11/10/2022

Para disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo no município de Lajeado, promovendo a conexão entre pessoas e estimulando projetos conjuntos, a Prefeitura de Lajeado e o Sebrae, com apoio da Agil, Univates e Ceat, realizam no dia 24 de outubro o evento "Desafios e Oportunidades para uma Cidade Inovadora". Com a participação de convidados que são referência nos temas de inovação e cidades inteligentes, o evento abordará temas como empreendedorismo, processos inovadores no setor público e tendências de mercado. Ao final, o comunicador Luciano Potter encerrará o evento com a palestra "Conexões, Mudanças e Gentileza".

O evento integra uma série de iniciativas ligadas ao movimento Pro_Move Lajeado, que reúne ações de fomento à inovação e ao empreendedorismo e que busca estimular a comunidade, servidores públicos, empreendedores e estudantes a conhecerem e participarem do Edital Acelera 2.0, do programa InovaServidor (voltado aos servidores municipais de Lajeado) e de diversas atividades que culminarão no evento CrieSmartCities, programado para abril de 2023, na Univates.

Evento: "Oportunidades e Desafios para uma Cidade Inovadora"

- Dia: 24/10/2022, segunda-feira, 19h, no Teatro da Univates

- Palestra "Conexões, Mudanças e Gentileza", com Luciano Potter (jornalista, apresentador de TV, radialista e humorista)

- Apresentações do Inova Servidor, Acelera 2.0 e CrieSmartCities

- Inscrições gratuitas para o evento: https://digital.sebraers.com.br/produtos/eventos/cidade-inovadora/

O que são os programas

Inova Servidor - A Prefeitura, por meio do Labilá e do Programa Cidade Empreendedora, estimulará seus colaboradores lançando uma série de ações voltadas à promoção da inovação e ao intraempreendedorismo. Servidores serão convidados a participar de atividades como workshops, palestras especiais, hacklabs, oficinas de projetos, LabInovadores e Acelera 2.0. Em uma das ações, 20 servidores concursados trabalharão dentro do Labilá durante 4 meses, onde serão capacitados para desenvolver projetos ou ideias de inovação voltados à solução de problemas relacionados à administração pública, buscando soluções que tornem os serviços públicos mais ágeis, transparentes e menos burocráticos.

Oficina de Projetos - Para ajudar a comunidade, empreendedores, alunos e servidores, haverá uma Oficina de Projetos, no dia 03 de novembro, para apoiar interessados a desenvolverem suas ideias e projetos para o Inova Servidor e o Pro_Move Acelera 2.0.

Pro_Move Acelera 2.0 - O edital que vai acelerar até 15 propostas inovadoras para a cidade por meio de qualificações e mentorias premiará 3 projetos que promovam soluções de problemas ou oportunidades no município. As inscrições estão abertas no site www.promovelajeado.com.br e se encerram no dia 28 de novembro de 2022.

Crie Smart Cities - O evento organizado pela Univates que foi sucesso em 2021 terá nova edição em 2023. O Crie Smart Cities abre espaço no meio acadêmico para discutir a inovação para o desenvolvimento social e econômico das cidades, de forma sustentável e colaborativa entre comunidade, universidades, governos e empresas. São abordados temas como criatividade, coparticipação, arte, diversidade, inclusão e inovação.

Inovação