Educação

Escolas municipais de Lajeado recebem treinamento de primeiros socorros com Bombeiros

15/09/2022

Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED), em parceria com o Corpo de Bombeiros de Lajeado, promoveu um treinamento para representantes das escolas municipais de Lajeado nesta quinta-feira, 15/09. O treinamento tinha como base a Lei Lucas (Lei 13.722/18) e também orientações para combate a princípios de incêndio. Participaram representantes de Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs), de Ensino Fundamental (EMEFs) e Projetos Vida, além de representantes da rede privada que atendem alunos da rede infantil do município.

A capacitação tem como objetivo informar sobre ações de primeiros socorros que podem ser realizadas por profissionais da educação junto a estudantes em situações de emergência para que recebam o suporte imediato e adequado até a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Durante a capacitação, bombeiros utilizaram bonecos específicos e fizeram demonstrações para simular atendimentos. Também orientaram sobre a forma correta de agir para agilizar o encaminhamento do socorro. A manobra de Heimlich (para atender uma pessoa engasgada), de reanimação e condutas de primeiros socorros em caso de convulsão foram algumas das orientações repassadas pela equipe do Corpo de Bombeiros.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Thalys Rian Stobbe, ressalta que é de interesse da corporação que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento de manobras que possam salvar vidas.

- É essencial que as manobras de desobstrução de vias aéreas sejam de conhecimento geral da população. Os primeiros socorros são muito importantes nos atendimentos pré-hospitalares e podem salvar vidas. Além deste conhecimento, também estamos instruindo sobre noções de combate a incêndio com uso de extintor para situações que podem ocorrer em ambiente escolar – ressalta o capitão.

A secretária de Educação, Adriana Isabel Zanatta Vettorello, destaca que o treinamento é um complemento às demais capacitações realizadas com a rede de ensino.

- A nossa equipe de nutrição já trabalhou com as escolas para orientar sobre formas de preparação de alimentos para evitar situações de engasgos. Esta capacitação é mais uma forma de garantir segurança aos estudantes em situações de emergência – ressalta Adriana.

Lei Lucas

A Lei Lucas (Lei 13.722/18), sancionada em 2018, torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico no atendimento de primeiros socorros aos estudantes.

A lei recebeu este nome em homenagem a Lucas Begalli, de 10 anos, que faleceu por asfixia mecânica durante um passeio escolar. A criança se engasgou com o lanche servido durante o passeio.

Projeto “Bombeiro na Escola”

Para o próximo ano, a Secretaria de Educação implantará o projeto Bombeiro na Escola com as EMEIs, com turmas de 4 e 5 anos, para formação e noções básicas de segurança e prevenção de acidentes domésticos, de incêndio, procedimentos de pronto socorro e evacuação. Posteriormente, o projeto será expandido para EMEFs.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Educação