Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Social

Sarau de Oportunidades aproxima usuários do CRAS Espaço da Cidadania de Lajeado do mercado de trabalho

14/09/2022

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann

Com o auditório lotado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Lajeado, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Espaço da Cidadania, realizou o primeiro Sarau de Oportunidades na tarde desta quarta-feira, 14/09. A atividade busca aproximar os usuários do Centro do mercado de trabalho e da retomada dos estudos. Cerca de 160 pessoas participaram da atividade.

 

A atividade contou com a participação de empresas como Docile, Minuano e Atlas, além de entidades como Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Sesc Lajeado, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag).

 

A educação esteve representada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira, que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para maiores de 15 anos, e pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) de Lajeado, oferecido para maiores de 18 anos.

 

Conforme a secretária da SMDS, Céci Maria Rodrigues Gerlach, o objetivo do evento é atender as necessidades dos usuários oferecendo oportunidades e conhecimento para recolocar as pessoas tanto no mercado de trabalho como retornar aos estudos.

 

- Superamos as expectativas com o número de participantes nesta tarde. É um movimento de acolhimento aos usuários que necessitam desse apoio para começar ou retomar suas carreiras no mercado de trabalho. E, para isso, trabalhamos com o apoio da Sedetag, de empresas e de entidades parceiras. O auditório cheio nesta tarde nos mostra que estamos no caminho certo para atender as necessidades dos nossos usuários – destaca Céci.

 

O titular da Sedetag, André Bücker, ressalta a necessidade dos usuários se comprometerem com o estudo e com a qualificação para atender as demandas das empresas locais. Conforme ele, muitas vezes, há vagas disponíveis no município, porém não há pessoas qualificadas para ocupar aquele posto de trabalho.

 

A Sedetag também esclareceu as possibilidades de empreender e sobre a abertura de Microempreendedor Individual (MEI).

 

Participação

 

A assistente social da Docile Alimentos, Tania Marjara Pauli, explica que é de extrema importância a participação da empresa em ações que incentivam a busca por oportunidades, principalmente quando se trata de pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

- Temos vagas para todos os turnos e com diversos níveis de escolaridade. Para esta ação, temos fichas de inscrição e esperamos contemplar diversos usuários. Depois desta atividade, nosso setor de Recursos Humanos (RH) encaminha para entrevista. Nossas oportunidades também contemplam programas de inclusão para Pessoa com Deficiência (PcD) – explica a assistente social.

 

Rosani Zanaide Bencke foi até o CRAS em busca de uma nova oportunidade em empresas do município. A moradora de Lajeado conta que possui diversas experiências e agora busca uma recolocação no trabalho de mercado.

 

- Vou me apresentar para as empresas e preencher fichas na esperança de uma nova oportunidade – conta.

 

 

Texto e fotos: Laura Mallmann

Editoriais

Desenvolvimento Social

Compartilhe:

de

4

Leia notícias relacionadas