Inovação

Prefeitura de Lajeado inaugura Labi-Lá e dá início ao programa Cidade Empreendedora

16/08/2022

Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado inaugurou nesta terça-feira, 16/08, um espaço dedicado a promover a inovação no município: o Labi-Lá - Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado. No mesmo espaço, em frente à Praça do Chafariz, será desenvolvido também o Programa Cidade Empreendedora, uma parceria do governo municipal com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande Do Sul (Sebrae-RS). O contrato com o Sebrae foi assinado durante o evento.

- Esse é um espaço de constante construção. Já tínhamos o Pacto e, agora, a Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) e Pro_Move Lajeado também estão sediados neste local. O Labi-Lá é um ponto de inovação do município, que vai se integrar à construção do parque linear, que ligará a Praça do Chafariz, a orla do rio Taquari, o Parque Ney Santos Arruda até o Parque do Engenho, com ênfase no meio ambiente. Esse é mais um passo de inovação em nosso município – explica o prefeito Marcelo Caumo.

O Labi-Lá foi criado para estimular a cultura da inovação, cocriação e testagem de novas ideias dentro e fora do governo municipal, com base na gestão colaborativa com organização horizontal, multissetorial e externa. Projetos que integram o Laboratório já estão em andamento no município, como é o caso do Waze for Cities, projetos de Parceria Público-Privadas (PPPs, dos quais o da Iluminação Pública está em andamento), parcerias com instituições de ensino, empresas, o programa Pro_Move Lajeado, o Trilhas da Inovação, projetos na área de mobilidade, educação e parcerias com os espaços de inovação Vibee Unimed e Tecnovates da Univates e o Instituto Caldeira.

Na cerimônia de inauguração, foi lançado também o programa Acelera 2.0, que tem como objetivo selecionar 15 projetos que serão acelerados no Labi-Lá, ou seja, receberão qualificação e mentorias para que os seus empreendedores promovam a geração de produtos, processos, serviços e modelos de negócios inovadores para a cidade, a partir de soluções de problemas ou oportunidades propostas pelos interessados.

- Nosso papel, como governo, é fomentar novos talentos e, para isso, agora temos o Labi-Lá. O espaço já abrigava o Pacto Lajeado pela Paz, que trabalha com a educação socioemocional, onde já trabalhamos com inovação desde a base. Outro projeto de inovação é o Trilhas da Inovação, em que apresentamos a área de tecnologia para alunos do ensino fundamental. Esse é o nosso trabalho: incentivar e promover o acesso à inovação atraindo e retendo novos talentos - explica a diretora de Inovação de Lajeado, Mariela Portz.

O Labi-Lá já é, desde maio, sede do programa Pacto Lajeado pela Paz, que é um projeto de inovação social em desenvolvimento na cidade.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora, que será desenvolvido com o Sebrae, tem como objetivo a transformação, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e fomentar o empreendedorismo, além de engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo, e contribuir para o desenvolvimento econômico local, por meio da potencialização e institucionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Bücker, o Programa Cidade Empreendedora já vinha sendo planejado junto ao Sebrae-RS e agora está sendo concretizado.

- A nossa preocupação é que o programa tenha relevância junto aos projetos que já temos no município. É importante ressaltar que são as empresas, representantes de entidades e comunidade em geral que fazem de Lajeado uma Cidade Empreendedora. Com esse novo projeto, buscamos transformar a realidade da comunidade – reforça Bücker.

O programa tem quatro eixos prioritários que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio:

Gestão Municipal - Prevê ações para o desenvolvimento das habilidades de liderança e gestão, com uma agenda de capacitações para o prefeito, secretários e servidores. Uma gestão pública empreendedora necessitada de pessoas preparadas e alinhadas com o propósito estabelecido.

Desburocratização - Prevê ações para simplificação do processo de abertura e licenciamento de empresas, com agilidade segurança e incremento da arrecadação.

Compras Governamentais - Gerar um círculo virtuoso que faz o dinheiro circular, aumentar os empregos e potencializar o crescimento da arrecadação.

Educação - O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Inovação