Prefeitura de Lajeado realiza leilão de forma on-line na terça-feira, 09/08

05/08/2022

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), realiza na próxima terça-feira, 09/08, a partir das 14h, um leilão de bens móveis inservíveis, ou seja, que não são mais utilizados pelo município. Assim como já ocorreu em outras oportunidades, o leilão ocorrerá em formato virtual e será transmitido por meio do site www.scheidleiloes.com.br. Automóveis, caminhões, máquinas, motocicletas, equipamentos de informática, sucatas, móveis, equipamentos odontológicos e hospitalares, entre outros itens, compõem a lista de bens a serem leiloados pelo Município de Lajeado. A lista dos bens que serão leiloados pode ser conferida aqui.

No dia 18/07/2022 iniciou o período de pré-lances entre os arrematantes interessados no site oficial do leiloeiro e esta etapa segue até o horário em que inicia o leilão no dia 09/08, às 14 horas. Serão 41 lotes com um lance mínimo para cada lote. Os interessados em participar devem se cadastrar no site do leiloeiro para poder enviar seus lances aos lotes. No dia do leilão, os interessados poderão acompanhar a situação dos lances pelo site www.scheidleiloes.com.br.

Os bens também podem ser conferidos presencialmente desde o dia 1º de agosto. Confira abaixo os locais e horários para realizar a visitação:

– Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP): Rua Paulo José Schlabitz, nº 807, Bairro Montanha, Lajeado/RS. De segundas às quintas-feiras, no horário das 8h às 11h e 13h30min às 15h30min e na sexta-feira das 8h às 13h. No dia do leilão haverá visitação aos bens somente na parte da manhã.

– Aterro Sanitário Municipal: Avenida Benjamin Constant, nº 8551, Bairro Conventos, Lajeado/RS, a partir do dia 01/08/2022, de segunda à sexta-feira das 9h às 11h. No dia do leilão haverá visitação aos bens.

– Depósito do Porto Seco: Avenida Carlos Spohr Filho, nº 1968, Bairro Moinhos, Lajeado/RS (Porto Seco- Pavilhão 08), a partir do dia 01/08/2022 no horário das 8h30min às 11h e das 14h às 16h e na sexta-feira das 9h às 12h. No dia do leilão haverá visitação aos bens somente na parte da manhã.

Centro de Saúde Montanha: Rua João Sebastiany, nº 1312, Bairro Montanha, a partir do dia 01/08/2022 no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h. No dia do leilão haverá visitação aos bens somente na parte da manhã.

Informações relevantes:

- O que são bens inservíveis: são aqueles que não têm mais serventia ou uso para o município, seja porque estão velhos ou estragados ou apenas porque não têm mais uso. Isso significa que, inclusive, materiais em bom estado de conservação podem ser descartados por não estarem sendo utilizados. No entendimento legal, guardar um bem sem uso é desperdício, porque gera depreciação e o mesmo bem, quando leiloado, pode gerar recursos para o município.

- Cada órgão da prefeitura define quais dos seus bens serão encaminhados para leilão, podendo os bens serem destinados para outro órgão municipal que manifestar interesse por ele. Não há periodicidade estabelecida em lei, então cada município pode definir quando realizar um leilão, conforme sua necessidade. O último leilão de bens do município foi realizado em dezembro de 2020.

- Segundo a lei, se a recuperação ou conserto de um bem custar mais do que 50% do valor de um bem novo, o bem estragado deverá ser leiloado. Esta medida é para que não se torne economicamente inviável para o município consertar o bem.

Para mais informações contate o Setor de Patrimônio da Prefeitura de Lajeado, no telefone 3982-1008.

Texto: Rafael Scheeren Grün