Pacto Lajeado pela Paz

Escolas do município recebem visita do mascote Bento para acompanhar o projeto SEJA

04/08/2022

Créditos: Laura Mallmann

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Bento e o Colégio Cenecista João Batista de Mello receberam a visita do mascote Bento, do projeto SEJA, do programa Pacto Lajeado pela Paz, na manhã desta quinta-feira, 04/08. A visita ocorreu para acompanhar o andamento do projeto em escolas do município e contou com a presença da coordenadora do projeto SEJA, Priscilla Hasstenteufel, da secretária de Educação, Adriana Zanatta Vettorello, e do prefeito, Marcelo Caumo.

Conforme a coordenadora Priscilla, o projeto está na sua segunda edição no município, colocando ensinamentos de educação socioemocional ao alcance de cerca de 10 mil estudantes.

- Com o projeto, percebemos a construção de importantes habilidades e competências para o bem-estar, como autoconhecimento, autogerenciamento, competência nas relações, consciência social e tomada de decisão responsável. Certamente, ao longo dos anos, essas crianças e adolescentes terão vários benefícios por terem tido a oportunidade de terem uma educação de qualidade focada em formar seres humanos integrais – ressalta Priscilla.

- O SEJA é um projeto que por meio de diferentes estratégias desenvolve habilidades socioemocionais e que levam os estudantes a melhorar a qualidade nas relações, tanto no espaço da escola quanto no ambiente familiar, tendo como objetivo maior propagar a cultura da paz - destaca a secretária de Educação, Adriana Zanatta Vettorello.

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, é necessário evidenciar esse trabalho de controle das emoções feito em sala de aula.

- Crianças de todas as escolas do município estão tendo o contato com este modelo de educação. É muito importante ressaltar que esses alunos aprendem a dominar os sentimentos e aplicar eles da forma correta – reforça o prefeito.

Participação no projeto

A aluna do 5º ano da EMEF São Bento, Évelin Cesar Estanque, 10 anos, relata que as aulas do SEJA são muito importantes para aprender a controlar as emoções.

- Acho muito interessante porque aprendemos a respirar, a nos acalmar e a respeitar os outros. Em casa, me estressava com meu irmão mais novo e agora consigo me controlar. Consigo aplicar o que aprendo no SEJA – explica a estudante.

O aluno Caye Wolff da Silva, 11 anos, conta que encontrou na música uma forma de controlar suas emoções e não ser agressivo por meio do SEJA.

A professora de educação socioemocional e orientadora da EMEF São Bento, Maria Margarete Souza da Rosa, percebe que os alunos já praticam os aprendizados no cotidiano da escola e também em casa.

- Percebemos que eles aplicam os ensinamentos do projeto nas situações e resoluções de conflitos, principalmente no controle da raiva. Vemos que eles respiram fundo quando estão em uma situação de conflito e tudo isso é reflexo dessa educação socioemocional – esclarece a professora.

Programa SEJA

O SEJA é um programa de educação socioemocional que promove o desenvolvimento de cinco competências: autoconhecimento, autorregulação, habilidades sociais, consciência social e tomada de decisão responsável. O programa utiliza a técnica de mindfulness (atenção plena), diálogo colaborativo e Justiça Restaurativa e Empreendedorismo. O programa tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais, capazes de prevenir os mais diferentes comportamentos de risco e melhorar a qualidade de vida dos alunos, familiares e da comunidade.

Em Lajeado, é aplicado com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais, privadas e estaduais. O programa consiste em 20 aulas por ano, a serem ministradas uma vez por semana, com duração de um período de aula.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Pacto Lajeado pela Paz