Projeto Alfabeletrando inicia aulas de reforço com EMEFs na Univates

21/06/2022

Créditos: Laura Mallmann

O projeto de reforço escolar Alfabeletrando, que iniciou na segunda-feira, 20/06, nas escolas da rede municipal, começou nesta terça-feira, 21/06, nas dependências da Univates. A iniciativa é Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação (SED). O projeto atende alunos do 2º ao 4º ano que fazem parte do ciclo de alfabetização e foram prejudicados pela pandemia.

As atividades ocorrem duas vezes por semana no contraturno escolar, com aulas nas segundas e quartas-feiras nas próprias escolas que possuem atividades no turno inverso e em terças e quintas-feiras, na Univates, para escolas que não possuem atividades no turno inverso.

Nesta terça-feira, as salas do prédio 3 receberam os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Campestre, do bairro Campestre, Vida Nova, do bairro Conventos, D. Pedro I, do bairro Jardim do Cedro, São João, do bairro Moinhos D’Água, Nova Viena, do bairro Olarias, e Porto Novo, do bairro Carneiros. No turno da manhã, 14 turmas participaram das atividades. Na parte da tarde, foram outras 5 turmas.

No primeiro dia de atividades, as aulas são focadas em identificar o nível de aprendizado dos alunos com atividades relacionadas à separação de sílabas e brincadeiras com reconhecimento do som das letras. Uma das coordenadoras do projeto na Univates, Viviane Theves Eckardt, ressalta que o objetivo é ensinar de forma lúdica até que todos tenham o nível de aprendizado desejado.

- O ensino no projeto Alfabeletrando é diferente da sala de aula convencional para que os alunos aprendam se divertindo. A ideia do reforço é que seja um complemento do estudo das escolas – destaca Viviane.

As aulas na Univates com as turmas das Emefs seguem na próxima quinta-feira.

O projeto

O Alfabeletrando vai atender cerca de 500 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que tiveram a aprendizagem prejudicada em razão da pandemia de Covid-19. Durante o projeto, serão realizados testes com os alunos a fim de reunir dados e entender o processo de aprendizado dos estudantes.

A Univates é contratada pela Prefeitura de Lajeado para executar o projeto com a rede municipal. O Alfabeletrando também já é realizado em Garibaldi e em Nova Mutum, no Mato Grosso, por meio de projetos da Univates com as prefeituras desses municípios.