Compromisso com a comunidade


Estratégias, Metas e Ações do Plano Municipal de Cultura 2013/2023

 

 Plano plurianual SECULTUR

 

Objetivo Geral: Geração de emprego e renda de toda cadeia produtiva cultural, com vistas à sustentabilidade.

 

 

 

              1º Programa de formação na área da Cultura            

Objetivo: Reestruturar a Secretaria de Cultura e Turismo

Meta

Instituir o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura

Ações

1. Plano de Subvenção para que atenda as cinco áreas prioritárias do Plano Municipal de Cultura (reembolsável e não reembolsável);

 

Lei Municipal de Incentivo à Cultura (reembolsável e não reembolsável);

Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Lajeado – FUNDOPROCULTURA (reembolsável e não reembolsável);

Fundo de Financiamento de Cultura – FINANCIARTE (reembolsáveis);

2. Criar dentro da Casa de Cultura a “Sala das Ideias” para capacitar gratuitamente artistas, produtores e técnicos. O “artista vem com a ideia e sai com seu projeto.”

 

3. Aumentar o intercâmbio nacional e internacional de atividades que divulguem as manifestações culturais lajeadenses.

 

4.Efetivar parcerias para a construção de centros culturais que possam ter parte de sua gestão na mão de coletivos de artistas como os Barracões das escolas de samba;

 

Meta:

Melhorar instalações, equipamentos e acervos de bibliotecas e museus;

Ações:

1. Reforma do mobiliário do Museu Bruno Born;

 

2. Criar a plataforma digital de Atividades da Secretaria;

 

Meta:

Repensar a Infraestrutura do Parque Histórico – Complexo Cultural e Turístico de Lajeado;

Ações

1. Implementar o Sistema de Turismo;

 

2. Preservar o patrimônio histórico e cultural;

 

3. Realizar o Plano de revitalização do Centro Histórico de Lajeado;

 

Metas

Alinhar o Conselho Municipal de Política Cultural ao Sistema Nacional de Cultura;

Ações

1. Produzir um mapa das expressões culturais e linguagens artísticas de todo o município;

 

2. Instalar colegiados e elaborar planos de cultura para todos os setores representados no Conselho Municipal de Política Cultural; 

 

3. Realizar Conferências Municipais de Cultura; 

 

 

          2º Difusão da Produção de fomento contínuo         

Meta:

Criar em 2013 uma grade de programação cultural cíclica que contemple artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais e artes digitais e eletrônicas, humanidades, culturas populares, economia da cultura e moda, em conformidade com a Lei 8.313/91 MinC.

Ações:

 

1.Janeiro

Aniversário do Município;

 

Fevereiro

Trend de Moda;

 

Março

Apoio às escolas de samba, resgatando o Carnaval de Rua de Lajeado com o Desfile de Rua no projeto Orquestra, Canto Coral e Escolas de Samba do Carnaval - Muamba em Concerto;

 

Abril

Seminário de Economia da Cultura;

 

Maio

Mês da Cultura Alemã e Italiana no Parque Histórico;

 

Junho

Exposição de artes visuais em todas as escolas do município (artes visuais e artes digitais e eletrônicas) e Festividades Típicas;

 

Julho

Sunset de Música Eletrônica - Workshop e apresentações;

 

Agosto

Programa de cinema ao ar livre e projeto de lazer nos bairros, Salões de Turismo e Patrimônios;

 

Setembro

Semana Farroupilha de Lajeado - Uma Paixão pela Tradição, apoiando a realizações de rodeios e de atividades tradicionalistas de CTGs;

 

Outubro

Festival Literário Infantil de Lajeado - A leitura como fonte de prazer, no Parque Histórico de Lajeado;

 

Novembro

Semana da Cultura em Cinco espaços culturais da cidade (do cinema, as artes visuais, as manifestações tradicionais, a música, o teatro e tantos outros segmentos culturais);

 

Dezembro

Projeto Grandes Concertos de Natal – Orquestra, Canto Coral e convidados, em frente à Casa de Cultura.  

 

 

     3º Sistema de Informação e indicadores culturais    

 

Objetivo: Sistema de Informação e indicadores culturais

 

Meta:

 

Criação de bases de informações de dados sobre a cultura da cidade a partir de janeiro de 2013;

 

Ações:

 

1. Manter uma plataforma de consulta que permita acompanhar ações e incentivar a pesquisa e a produção cultural;

     

2. Divulgar estatísticas, indicadores e outras informações sobre a demanda e a oferta de bens culturais (espetáculos, equipamentos, espaços, grupos, etc.);

 

3. Divulgar grupos, instituições, equipamentos, ações culturais e projetos de sustentabilidade econômica da população cultural local;

 

4. Difundir documentos, acervos iconográficos, sonoros e audiovisuais, inventários, obras de autores brasileiros que estejam em domínio público ou licenciados;

 

5. Difundir ações de promoção da diversidade cultural e de formação e comunicação para a cultura; e Integrar os cadastros nacionais do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), Sistema Nacional do Patrimônio Cultural (SNPC), Sistema Nacional de Arquivos (Sinar) e Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

 

 


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