Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Círculo das Águas

O Círculo das Águas é um grande chafariz de chão instalado dentro de uma área circular no Parque Ney Santos Arruda, junto à orla do Rio Taquari. Ele foi inaugurado no dia 26 de janeiro de 2023, durante evento do aniversário de 132 anos do município de Lajeado.

O chafariz é automatizado e conta com 33 jatos de água do tipo lanças verticais e parabólicos, com alturas variadas, acompanhados de efeitos de iluminação.  Os movimentos dos jatos de água variam entre lentos e rápidos. No sistema, 24 jatos são verticais, com alturas entre 1m e 1,80m, um jato é vertical com altura entre 1m e 4m e oito jatos são do tipo lança parabólicos com alturas entre 1m e 1,80m, conforme a programação.

Cada jato do Círculo das Águas tem uma placa drenante fabricada em concreto permeável, que tem a função de coletar as águas liberadas pelos jatos para que retornem ao tanque que abastece o sistema. Este tanque foi abastecido uma vez e, com o retorno da água, é feito o reaproveitamento das águas dos jatos. A água passa por um sistema de limpeza, que funciona automaticamente por meio de um filtro e de um gerador de ozônio, e o sistema é acionado diariamente filtrando a água utilizada nas apresentações.

Se houver enchente e as águas eventualmente atingirem o Círculo, o sistema será desativado automaticamente através de boia que identificará o nível de água e enviará sinal ao painel de comando para o desarme. Após a baixa da água, o espaço precisará passar por limpeza e ajustes para então voltar a funcionar.

Horários de funcionamento do Círculo das Águas:

- Todos os dias, de meia em meia hora. Cada apresentação dura em torno de nove minutos.

16h  -  16h30  -  17h  -  17h30  -  18h  -  18h30  -  19h  -  19h30  -  20h  -  20h30  -  21h  -  21h30  -  22h

Em caso de mau funcionamento:

Caso os jatos não estejam funcionando adequadamente ou dentro dos horários indicados, você pode contatar a Ouvidoria da Prefeitura para informar o problema para que sejam tomadas as providências necessárias. O telefone é 3982-1491.

Regras para utilização do Círculo das Águas:


de

0