Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Biblioteca Pública Municipal de Lajeado

A Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan foi criada no dia 25 de janeiro de 1941, por meio do Decreto nº 218, pelo prefeito nomeado na época, que dá nome à biblioteca. Nos mais de 80 anos de existência, já foram catalogados em torno de 45 mil exemplares. São livros impressos de literatura e áreas do conhecimento como filosofia, psicologia, religião, arte, linguagem, geografia e história, além de ciências sociais, puras e aplicadas. Também fazem parte, obras em letra aumentada, em braile e audiolivros.

A instituição conta com periódicos – como jornais e revistas –, publicações seriadas, a exemplo de mangás e histórias em quadrinhos. A biblioteca também disponibiliza um acervo de periódicos composto por publicações seriadas de duas naturezas distintas. A primeira, de jornais e revistas para informação e atualização dos usuários, e a segunda, de valor histórico, apenas para consulta local, como a coleção do jornal O Informativo do Vale, desde sua primeira edição, em 1970. A formação do acervo da biblioteca e o desenvolvimento de coleções seguem os critérios técnicos para que possa atender às necessidades educativas, informacionais e de lazer da comunidade.

Confira aqui mais detalhes na Política de Desenvolvimento de Coleções.

Consulta ao acervo

Para fazer consultas ao acervo, reservas e renovações acesse: biblioteca.lajeado.rs.gov.br e faça seu login usando o código da carteirinha e senha padrão 1234.

Como ser sócio?
Para ser sócio da Biblioteca Municipal, o leitor deve residir no município de Lajeado ou ter algum vínculo com o município, como trabalhar ou estudar na cidade. Para se associar, o interessado deverá apresentar: documento de identificação, comprovante de endereço atualizado ou comprovante do vínculo com o município e telefone para contato.

A contribuição anual é de R$ 7,00.

Biblioteca Pública Municipal

Telefone: 51 3982-1086 ou 51 3982-1087

Horário de atendimento: segunda a quinta-feira das 8h às 16h, sexta-feira das 8h às 14h, e primeiro sábado do mês, das 8h30 às 11h30

Endereço: Rua Júlio de Castilhos, 411, bairro Centro, Lajeado.


de

0