Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Jardim Botânico

Jardim Botânico de Lajeado 

Os Jardins botânicos são espaços que visam a conservação de espécies de plantas, pesquisa e educação ambiental, permitindo que a sociedade conheça a biodiversidade e a importância desta para a manutenção da vida na terra. Desta maneira temos como missão “desenvolver a educação ambiental e a sensibilização para a preservação do meio ambiente e convivência ética com o mesmo além de promover a conservação da flora e fauna nativa por meio de coleções científicas, preservação de área de mata nativa e do estímulo à pesquisa buscando sempre divulgar o conhecimento sobre a biodiversidade local”. 

      O Jardim Botânico dispõe de:

  • Estacionamento;

  • Pórtico;

  • Auditório;

  • Alameda dos Jerivás;

  • Coleções Botânicas: Árvores da Mata Atlântica (confira lista aqui); Bromélias, Cactos e Orquídeas; Árvores Ameaçadas de Extinção e Coleção de Árvores Exóticas (confira lista aqui); Horto Etnobotânico

  • Jardim Sensorial

  • Herbário

  • Coleção abelhas nativas;

  • Horto Florestal; Para informações sobre as mudas produzidas no Horto Florestal clique aqui!

  • Alameda dos Ipês-amarelos;

  • Trilhas de interpretação ambiental: Trilha autoguiada; Trilha da Cascata; Trilha do Tatu, Trilha do Sabiá e Trilha Especial (pesquisa científica apenas);

  • Parquinho.

 

Visitas guiadas e vivências ambientais:

As visitas guiadas e oficinas podem ser agendadas por escolas e qualquer grupo de pessoas interessadas em conhecer o jardim botânico de uma maneira mais aprofundada e aprender um pouco mais sobre o mundo que nos cerca. As visitas e oficinas devem ser agendadas previamente por meio do telefone (51) 3982 1107 ou telefone/Whats (51)3982 1099. Acesse nosso Guia de Atividades! clique aqui!

Visite nossa fanpage:

https://www.facebook.com/botanico.lajeado/.

https://www.instagram.com/jblajeado/

 

Horários para visitação: 

Todos os dias das 8:00 às 18:00 (estamos abertos inclusive aos domingos e feriados).

 

ATENÇÃO!

- Não é permitida a entrada de animais domésticos (DECRETO nº 9.610);

- Não é permitido o uso de bolas e equipamentos que danifiquem a vegetação (DECRETO nº 9.610);

- Mantenha o local limpo, jogue seu lixo nas lixeiras ou leve consigo para o descarte! 


Onde estamos?

Avenida Carlos Spohr Filho (Rodovia ERS 413), nº 3655, bairro Moinhos D'Água, CEP 95.904-500, Lajeado/RS (em frente a UPA de Lajeado).

 

Cadastro para Observadores de Aves:

O Jardim Botânico criou um formulário para que você se cadastre e consiga acessar o Jardim Botânico em horários especiais. O cadastro é exclusivo para observadores de aves com fins conservacionistas, amadores ou profissionais. Para se cadastrar clique aqui!

 

Leis:

LEI Nº 5327, de 24 de junho de 1996 - Cria o Jardim Botânico de Lajeado.

LEI Nº 6976, de 06 de agosto de 2003 - Nomeia o Horto Florestal, o Cactário, Bromeliário e Orquidário e a via principal de acesso ao Jardim Botânico.

LEI Nº 10763, de 28 de dezembro de 2018 - Regulamenta a produção, a comercialização, a doação e a utilização de mudas das espécies florestais ou de interesse ambiental ou medicinal, nativas e exóticas do Horto Municipal de Lajeado

LEI N°11.426, de 15 de agosto de 2022 - Institui o Herbário Municipal de Lajeado e as políticas de coleções botânicas do Jardim Botânico. 

Decretos:

DECRETO nº 9.610, de 14 de agosto de 2015 - Aprova o Regimento Interno do Jardim Botânico de Lajeado - JBL.

 

Histórico:

Em 31 de maio de 1995, por meio da Lei nº 5.470, foi criado o Parque Municipal Moinhos d'água com 22,65 hectares, hoje o Jardim Botânico por meio de inclusão de outras áreas possui 26 hectares. Localizado no bioma Mata Atlântica, possui cobertura florestal do tipo Floresta Estacional Semidecidual em metade de seu território. O local era considerado pelo Plano diretor do Município de Lajeado como Unidade Territorial Industrial mas, em função da riqueza ambiental foi transformado por esta Lei em área especial de interesse ambiental e em 18 de Setembro de 1995 por meio do Decreto n°4.636 foi criado o Jardim Botânico de Lajeado no bairro Moinhos d´água e em 1996 o Jardim Botânico foi instaurado junto ao parque Moinhos D'Água pela Lei nº 5.723/1996. A transformação do espaço em área de preservação permanente trouxe a perspectiva de um instrumento adicional de proteção e conservação da flora e fauna regional, prevenindo assim as remoções de espécimes vegetais e caça (Art.4° da Lei Municipal n°5.470). Os processos naturais de sucessão da vegetação recompõem a paisagem, caracterizando o local em áreas com diversos níveis de regeneração florestal. Em quase 30 anos, o adensamento do sub-bosque e o amadurecimento das áreas de matas estabelecidas já mostrou-se como resultados das políticas de conservação criados para essa área. Em 2008 foi aprovado o regimento Interno, que auxilia e norteia a organização do funcionamento e serviços oferecidos pelo Jardim Botânico. Em agosto de 2022, por meio da Lei Municipal 11.426, foi instituído o Herbário e Política de Coleções Botânicas.


Anexos
Requerimento para utilização auditório JBL
Requerimento para utilização auditório JBL - PDF
Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção - 2022
Portfolio em Homenagem ao Dia da Árvore
Plante essa ideia - 3° volume (2023) - Livro digital
63.2 MB
PDF
Livro digital - Plante essa ideia - 2° edição 2021
26.7 MB
PDF
Livro Digital - Plante Essa Ideia!
19.4 MB
PDF
Cartilha Frutas Nativas
19.6 MB
PDF
Folder Jardim Botânico - Parte 1
3.1 MB
JPG
Lista de Produtores Orgânicos
817.2 kB
PDF
Folder Trilha Autoguiada - Parte 1
1.1 MB
JPG
Folder Jardim Botânico - Parte 2 (mapa)
Folder Trilha Autoguiada - Parte 2
1.1 MB
JPG
Folder Jardim Botânico (antigo) - Parte 1
434.2 kB
JPG
Folder Jardim Botânico (antigo) - Parte 2
390.5 kB
JPG
Regimento Interno do Jardim Botânico de Lajeado
78.7 kB
PDF
Distribuição de Piper Gaudichaudianum Kuntze (Piperaceae) e Efeito de Borda em Fragmento Florestal do Jardim Botânico de... Lajeado (JBL), Rio Grande do Sul. Revista Destaques Acadêmicos, Vol. 5, N. 3, 2013 - CCBS/UNIVATES.
306.9 kB
PDF
A Influência do Efeito de Borda na Abundância e Diversidade de Epífitas no Jardim Botânico de Lajeado, Rio Grande do Sul.... Revista Destaques Acadêmicos, Volume 5, Nº3, 2013 - CCBS/UNIVATES
763.7 kB
PDF
Distribuição Espacial de Epífitas sobre um Forófito Exótico e Outro Nativo na Borda de uma Trilha no Jardim Botânico de... Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Destaques Acadêmicos, Vol. 5, N. 3, 2013 - CCBS/UNIVATES.
669.8 kB
PDF
Abundância e Riqueza de Pteridófitas Terrícolas em Áreas de Borda e Interior no Jardim Botânico de Lajeado, RS. Revista... Destaques Acadêmicos, Vol. 5, N. 3, 2013 - CCBS/UNIVATES
468.5 kB
PDF
Padrão de Distribuição Espacial de mudas e Plântulas de Syagrus Romanzoffiana (Cham.) Glassma Arecaceae em Relação à... Planta Máe e Identificação de Dispersores
511.1 kB
PDF
Diversidade e Abundância de Epífitas em uma Área de Amostragem no Jardim Botânico de Lajeado, Rio Grande do Sul. Revista... Destaques Acadêmicos, Vol. 5, N. 3, 2013 - CCBS/UNIVATES.
402 kB
PDF

de

22